"São Paulo 14/01/1969 AD,Hic Nascium Ricardo Principe di Mantova,Italica Gens Posuit". "Eu Sou um Poema de Sangue... Nunca Me Ajoelharei Diante dos Meus Sonhos"
Eu!
- ricardo principe di mantova
- Ex Programador.Ex IT Contractor.Hoje Artista, Terapias Alternativas e Revolucionário da minha própria vida!
Coisas minhas na internet.
quarta-feira, 19 de maio de 2021
Post 19 de maio de 2021.
terça-feira, 18 de maio de 2021
Post 18 de maio de 2021.
Beleza!
Vou escolher um pedivela para colocar na minha hibrida que vou dar uma reformada nela, ela tinha um pedivela de MTB 48/38/28 ela era boa para subidas, como tenho essa gravel, vou tirar esse pedivela que é de road, eu que customizei ele, além de fazer esses furos, que um tipo de identidade pessoal minha ainda coloquei uma coroa de 28 dentes nele.
Gosto de coisas em ciclismo que hoje são vintages mas até o começo dos anos 2000 eram usados, por exemplo o movimento central square, o ponta quadrada, antigamente bicicletas usavam ele, e para terem ideia o movimento central blindado square era até algo meio recente em 1990, antes eram=copos, o eixo e anéis de esferas, era uma verdadeira "Bomba" com o tempo tinha que trocar os anéis de esferas, fora que muitas vezes desregulava, ai começaram a colocar uma "Bucha"de plástico no meio do eixo que deixavam os anéis de esferas mais juntos e depois apareceram os movimentos centrais selados, tanto que nos anos 90 existiam eles até em titânio, e todas as marcas usavam nas suas bicicletas movimentos centrais de ponta quadrada, podia ser o grupo Top, ou esses de pedivelas de ferro que eram os mesmos movimentos centrais.
Depois "começaram" a inventar, fazendo a ponta dos movimentos centrais com estrias , depois simplesmente fizeram os pedivelas já com o eixo neles com furos no eixo e os "copos" alguns até presos com pressão, sem rosquear e com rolamentos selados, invetam tudo, "soluções" para por exemplo algum tempo depois você ter que trocar os rolamentos selados(Tipo Rolimã) dos movimentos centrais, eu não tenho ambições de ciclismo, então "sustentar" bicicleta isso deixei na virada dos anos 90, hoje vi muitos vídeos de ciclismo na qual alguns "Influencer's"(no Youtube, não sou muito fã daquele lugar, tenho Canal, mas tem muitas coisas estranhas nele, vi uma pessoa fazer um vídeo em um dia falando para boicotar pq peças subiram e no outro dia falar em outro vídeo sobre upgrades....) contam que conhecem pessoas que pararam de pedalar pela alta nos preços de peças de ciclismo, elas sempre foram caras, para terem uma ideia em 1997 um câmbio traseiro de uma famosa marca italiana aqui custava R$55,00 o salário mínimo vi agora no Google era R$120,00, o Dollar era R$1,00, tu não pode nem comparar hoje pois o Real foi simplesmente "apunhalado" de 2016 para cá.
É só ver quanto custavam peças de ciclismo em 2015 e hoje, mesmo caras na época para o péssimo poder de compra da maioria dos brasileiros, os brasileiros a "Grosso modo e povo" tem um poder de compra muito baixo, até para comer e comprar alimentos produzidos no próprio Brasil! Que piada!
Como tive uma "Experiência"no Exterior em 1997, creiam aquilo que eu ganhava em um mês dava para comprar uma bicicleta muito boa que no Brasil era bem cara, tanto que quando voltei para o Brasil eu trouxe uma Pinarello Monviso toda Campagnolo, depois eu vendi ela e comprei uma Pinarello Veneto aqui, o interessante que ambas tinham movimentos centrais Campagnolo de 36mm(Italianos usam muito 36mm, franceses 35mm e o resto do Mundo usam 34.7mm) selados.
As bikes usavam mesmo com passadores egopower(são os "STI" da Campagnolo, achava até mais bonitos que os da Shimano, STI naquela época pareciam joelhos nos shifters) transmissões 2X8, as correntes eram mais grossas que as de hoje, duravam muito mais.
Depois apareceram as transmissões 2X9, que as correntes são mais finas o mais engraçado se tinha por exemplo em 2X8 cassetes com 12 a 23/25 pinhões, até 28 se achavam mais não eram muito comuns, ai fizeram 2X9=12 a 23/25! Colocaram um anel a mais no cassete, fizeram uma corrente mais fina e que dura menos e "a mesma transmissão" se contando do 1º ao 9º pinhão...
Ai tu pode pensar=Ah o escalonamento é melhor?Pode até ser! Mas antes quando era 2X 5/6,7 e 8 que usam a mesma corrente creiam eram comuns 12 ou 13 a 23 dentes nas catracas e depois cassetes então existiam catracas de bikes de equipes profissionais que iam de 12 ou 13 a menor engrenagem a 23 isso com 5 a 7 marchas atrás...
Tive uma bicicleta com transmissão 2X9 que a corrente durou 1.500KM! Brincadeira né? Vendi e voltei ao 2X7 e 8.
Até hoje uso bicicletas que usam corrente grossas, olha que tenho uma Speed com Ultegra de 2X8 dos anos 90, hoje esse grupo é 2 X11!Usam correntes mais finas que duram menos mas o cassete ele é até mais aliviado para marchas leves, afinal são 11 anéis e o maior é 32 dentes.
Para vocês terem uma idéia uma corrente 11V de "marca" esta na casa dos R$400,00 uma corrente 116 elos de 5 a 8 velocidades custa R$20,00 e passa normalmente com os passadores, eu uso. até os anos 90 eram assim, tu podia ter uma bike toda Dura Ace e se sua corrente quebrasse, podia ir em uma bicicletaria de Bairro e comprar a mesma corrente que uma bike de 18 velocidades de "mercado" usava.
Nada tenho contra "Modernidades e tecnologias" afinal?Sou programador, mas tem "evoluções" muito estranhas.... interessante que equipamentos teoricamente "evoluem"que tempos em ciclismo não "diminuem".
domingo, 16 de maio de 2021
Post 17 de maio de 2021.
Beleza!
Vou dar uma reformada nessa minha bicicleta, é uma hibrida, mais para road. gosto de bicicletas bem simples que não chamam a atenção.
Essa bicicleta é bem leve, já viajei com ela até São Carlos, Indaiatuba e pedalava sempre na Rodovia dos Bandeirantes.
Até amanhã!
sábado, 15 de maio de 2021
Post 16 de maio de 2021.
Beleza!
Continuando a mostra as revisões que fiz na roda vintage de
road bike(speed) que comprei há algum tempo.
Esse furo da válvula como era para presta e agora a válvula que tenho para tubless é meio grossa (para poder repor o selante tirando com a chave o núcleo dela) precisei usar muita paciência para alargar o furo, esse aro é 700X14.
Depois vou polir essa parte sem tinta do aro que eu tirei e
vou passar uma tinta reflexiva nela.
Até segunda-feira!
quinta-feira, 13 de maio de 2021
Post 13 de maio de 2021.
Beleza!
Ando meio ocupado,
amanhã acho que vou conseguir a postar a mostra as revisões que fiz na
roda vintage de road bike(speed) que comprei há algum tempo.
Eu tenho Canal no Youtube, às vezes vejo coisas no Youtube
que acho “estranhas”, por exemplo:Pessoas que viajam de Kombi, Kombi até em logística
é algo meio complicado por exemplo para agregar, preferem; Furgões que a Kombi,
essa senhora aqui no vídeo ao meu ver foi muito sincera, eu acredito que muitos
desses “viajantes” e outras coisas são mais atores que realmente alguém que “bota a cara no
Mundo”.
Até amanhã!