Eu!

Minha foto
Ex Programador.Ex IT Contractor.Hoje Artista, Terapias Alternativas e Revolucionário da minha própria vida!

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Post 6 de maio de 2021

 

Beleza!

Continuando a mostra as revisões que fiz na roda vintage de road bike(speed) que comprei há algum tempo.

Agora o eixo esta pronto e revisado como mostrei nos outros posts, podem ver a roda nesse quadro de road bike.






Esse meu quick release é dos anos 90, comprei um para de cubos com rolamentos 6000 nas rodas dianteira e traseira e veio com esse mecanismo, só a ponteira não é a que veio, pois ela esta em outra bicicleta, é muito bonita com argola na ponta, coloquei em uma Pinarello de cromo modelo Veneto, depois eu vendi ela e a pessoa que comprou tinha comprado quick release de titânio e me deu o par das travas.






Tenho a mania de fazer furos em algumas coisas minhas de ciclismo.


A roda ficou perfeita, bem centrada e como esse quadro de road a parte onde vai a roda traseira é praticamente igual a minha outra road acredito que vai ficar bem nela, depois vou fazer o teste.


Até amanhã!

terça-feira, 4 de maio de 2021

Post 5 de maio de 2021

 Beleza!

Continuando a mostra as revisões que fiz na roda vintage de road bike(speed) que comprei há algum tempo.

Está ai a parte do eixo onde será colocada a catraca no cubo.



Continuando a postar o eixo traseiro da roda, agora que fiz os ajustes depois da revisão, vou colocar um disco protetor de raios, essa peça é importante, creiam= mesmo que o seu câmbio traseiro esteja bem regulado com os parafusos apertados e regulados para quando baterem nos batedores não deixarem a corrente ir para os raios, tu pode passar por exemplo em algum lugar que algo bata como por exemplo a ponta de algum galho, cabo, etc...e faça a corrente ou o câmbio bater nos raios e enroscar neles e quebrar o câmbio traseiro, tendo o disco protetor isso não acontece.







Agora a catraca com o protetor de raios.






Sempre para quem usa catraca na bicicleta é importante a ponta do eixo alguma ferramenta poder entrar na catraca seja uma chave de boca, canhão ou igual a essa, pois, se precisar tirar a catraca com o extrator ela tem que entrar na catraca pelo eixo, se tiver a porca do eixo muito dentro, não terá ferramenta que alcance a porca e muitas vezes o extrator não entrará na catraca, ai tem que soltar o eixo pelo lado esquerdo da roda= desmontando as esferas etc...algo bem trabalhoso.





Agora como o extrator no eixo e dentro da catraca e sem a porca da ponta do eixo, ele consegue tirar a catraca.

Até amanhã!


segunda-feira, 3 de maio de 2021

4 de maio de 2021.

 

Beleza!

Continuando a mostra as revisões que fiz na roda vintage de road bike(speed) que comprei há algum tempo.

Depois que ao remontar o eixo com os elementos dele após a revisão e troca dos cônicos e esferas que agora são de cerâmica e ele ter ficado curto do lado da catraca, ajustei  o eixo e agora esta okay, ainda mais para a catraca de 8 velocidades, posso colocar catracas de Montain Bike que ficam ótimas para algo mais urbano ou com muitas subidas.



Podem ver a ponta  do eixo bem além da catraca, agora coloca um espaçador e outra porca nessa ponta.



O cônico e a porca estão travados no eixo fazendo o ajuste fino nas esferas no cubo, eu apertei bem os dois um contra o outro, agora coloquei o espaçador e também a porca que vai na ponta do eixo, esta sem apertar, vou ver depois se o extrator da catraca entra na catraca  com o eixo montado e também de alguma chave de boca ou tipo canhão alcança essa porca, pois, se um dia precisar tirar a catraca ela tem que entrar, se não? Será preciso desmontar o eixo tirando o cônico e porca do outro lado do eixo.




Aqui fazendo o teste com o extrator de catraca.




 Ficou bem a roda nessa speed  que usei para fazer teste de esquadro.


Até amanhã!


domingo, 2 de maio de 2021

Post 3 de maio de 2021.

 Beleza!

Continuando a mostrar a roda 700 vintage que comprei e estou fazendo a revisão dela, trabalhando nos rolamentos dela.

Abaixo o eixo, cônicos, espaçadores e  porcas que fiz um tratamento neles.


Vou colocar as esferas de cerâmica  no cubo.

Coloquei as esferas que são de cerâmica que recebi dos meus parentes nos Estados Unidos, aqui no Brasil se encontram elas, só que são 3 vezes mais caras, depois coloquei a graxa que é para esse tipo de esferas.



Depois  da graxa para  esferas de cerâmica coloquei  uma solução de nitrato nela.
O retentor é em  nylon, preferia que fosse em metal, mas é uma peça importante pois:Impede que entre água e não deixa a lubrificação sair do cubo, trabalhei em uma metalúrgica, sou sincero=Peças de ciclismo diante de equipamentos industriais são uma pena comparada com uma rocha!vejo cada coisas  principalmente no "Asstube" que parece que bicicletas são espaçonaves com "pele de criança" e custos  no espaço, parece que bicicletas são "Coisas Divinais", vi alguns de componentes de bicicletas e principalmente correntes de bicicletas que uma corrente se comparada com qualquer coisa que use elos(hoje em dia em metalúrgicas até sumiram, se usam mais polias) em metalúrgica "não é nada uma corrente de bicicleta"comparada com algo em uma industria e muitos no Youtube=falam, falam.... recomendam coisas para se fazer em uma corrente de bicicleta que sinceramente?Para mim são coisas sem fundamentos
Algo que acho "Divinal" em  bicicletas são os preços delas e de componentes, verdadeiros "Altos valores agregado" para coisas tão simples!Como pode um pneu de bicicleta ser mais caro que um pneu de moto e de carro?=Tem muito menos materiais e duram bem menos que ambos!Também são mais frágeis que ambos....
Fora outras coisas que são bem caras em ciclismo, vi uma camisa de ciclismo R$199,00

Canais  de ciclismo no Asstube e Fóruns de Ciclismo, abandonei todos, a maioria existem pessoas que querem que você:pense, resolva e faça por eles.
Fora alguns que são verdadeiros "Alquimistas" de coisas simples, um dia o cara testa pneu tubless no outro faz vídeo reclamando que furou pneu com câmara e vai "testar" fita anti-furo, sendo que o mesmo cara tinha testado antes pneu tubless.... outro faz "vaquinha" pois esta em uma situação segundo ele "Difícil" e depois de terminar a vaquinha faz vídeo recebendo peças que comprou  de grupo de ponta.....Eu hein? Estou fora disso!Fiz um monte de videos ensinando o "Povo" a fazer um monte de coisas, não recebi praticamente nada! Então qualquer coisa?Quando tiver tempo, faço algo que coloco em site de cursos.
Nesses Fóruns dão até desgosto, fora as pessoas "pedindo ajudas" para escolher a bicicleta que ele quer comprar....

Sobre a lubrificação dos cubos que usam esferas de cerâmica, se fossem de aço carbono ou inox poderia usar qualquer tipo de graxa ou lubrificação a seco, até aquele óleo  de máquina que nos anos 80 quando tu comprava uma bicicleta e vinha no manual  escrito até com aquela "marca famosa de óleo de máquina de costura"  tu podia e pode  usar nos cubos sem problemas, só estou usando a graxa e o nitrato pois as esferas são diferente, para terem uma ideia :Esferas de tungstênio(eram comuns em equipamentos de precisão que aqueciam muito e rolamentos de patins) nem lubrificação precisam, esferas  titânio a mesma coisa, só que componentes de titânio que tem movimentos, todo o mecanismo que ele tenha o movimento e sofra fricção tem que ser de titânio, se não o titânio vai "desgastar" a peça que ele fricciona,  nos anos 90 uma famosa fábrica de equipamentos de ciclismo fez uma corrente de titânio que simplesmente "Comia" a transmissão, a transmissão para não ser comida pela corrente de titânio devia ter as coroas, anéis do cassete e  roldanas do câmbio em titânio.
Titânio é um metal interessante, por exemplo existiam Aros de rodas dele, movimentos centrais de 34.7mm em titânio até quadros de titânio e do "nada" pararam de fabricar.
Até catracas de rosca  que era de titânio existiram, também pararam de fabricar.


Depois do trabalho de montar o eixo com as esferas para formar os rolamentos, vi que ficou curto após colocar a catraca de 8 velocidades....

Vou regular o eixo para que esteja certo, amanhã posto como ficou.

Ciclismo para mim fora mobilidade urbana não me trás nada, então às vezes me dão até riscos e irritações, que algum tipo de ganho, que seja,  "larguei mão" disso há anos !

Ciclismo não me deu absolutamente nada.


Até amanhã!

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Post 30 de abril de 2021

Beleza!

Continuando a escrever sobre a roda vintage que tenho postado nos últimos dias.

Depois de abrir os rolamentos da roda vintage de road bike(speed) vintage que comprei e fazer a limpeza, como mostrei em outros posts os cones estavam com problemas de marcas de desgastes e "Grãos"(problema que acontece no processo  de calor na peça,  forja, compressão,  na têmpera, revenimento, etc...) então troquei os cones, eu tinha esse eixo grosso e o engraçado que ele é de uma roda de MTB dos anos 90 que comprei para um projeto elétrico a roda, tirei o eixo e guardei no diesel para limpeza, essa roda veio com eixo grosso o mesmo da roda traseira, para quem não sabe antigamente muitas bicicletas usavam nas duas rodas eixos  pra blocagem iguais, a diferença que os dianteiros eram mais curtos , as esferas dos rolamentos e bacias eram as mesmas na roda dianteira e na traseira.

Abaixo o eixo que veio na  roda em primeiro plano, depois o eixo  da roda  do projeto que é  é o eixo com o cone e porca.


Detalhes do cônico que eu vou usar.

Roda que comprei duas em um ferrovelho, uma usei em um projeto e essa dai vou usar em outro e preciso mandar o Torneiro fazer um eixo de  meio metro para colocar nela.

Ter ferramenta é bom, tenho várias.


Vi que tinha um eixo um pouco maior que o eixo que veio na roda vintage, como sou observador, vi que ele era curto, tanto que o do lado oposto a catraca ele estava faltando e o ferro do quick release(blocagem) era que estava pegando na gancheira, servindo de "eixo", do lado da catraca o eixo estava indo certo na base da gancheira, resolvi trocar por esse mais longo, as minhas bicicletas a maioria são de gancheiras em alumínio onde se colocam as rodas e elas tem que estar com a centralização e guarda-chuvas delas  regulados para elas, não são como as bicicletas de cromo e ferro mesmo com aquelas gancheiras que os eixos e rodas  podem ser regulados "deslizando e modulando elas"para centrar atrás da bicicleta, essas gancheiras do tipo "colocou a roda" e pouco se pode fazer?São horríveis!


Um lado do eixo estava com a rosca meio gasta em uma parte(eu usei esse eixo em um cubo adaptado que era de esferas soltas e coloquei rolamentos selados "prensados" nas bacias, então como não tenho morsa, fiz uma adaptação para travar o eixo e "refazer a rosca" na parte que estava com problemas, fiz isso usando um cônico, esse mesmo cônico entra de boa do outro lado, já fui metalúrgico e vi que o problema era de um lado só do eixo, mas  mesmo assim fiz o teste, então travei o eixo  e comecei a arrumar a rosca do lado que estava com problema.


Desmontei a armação que fiz para travar o eixo, refiz a rosca onde estava com problemas e aproveitei e travei o cônico com um espaçador em aço e a porca( é o lado direito do eixo), inclusive já fiz o primeiro tratamento na peça para deixar ela mais rígida e também contra corrosão 

Detalhes do eixo, vou fazer um segundo tratamento na peça antes de montar ele na roda.

Agora vou me despedindo, até segunda-feira!