Eu!

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Ex Programador.Ex IT Contractor.Hoje Artista, Terapias Alternativas e Revolucionário da minha própria vida!

domingo, 24 de março de 2019

Post 25 de Março de 2019.

Beleza!

Eu precisava de uma garupa que fosse leve e funcional para carregar um peso de coisa de 5KG, as que eu tinha eram pesadas e de ferro, então fiz uma de tubos de pvc de 3/4 de polegada parafusos e uns tubos que estão dentro dos tubos de pvc no parafuso do suporte mais ou menos no meio da garupa, é uma garupa extremamente leve e funcional.

Ainda fiz furos nela para tirar mais peso ainda dela, o interessante que o tubo de suporte é um powerbank com 4 baterias 18650 dentro do tubo que será recarregado na estrada por um pequeno gerador que irá na roda, ele já sairá de casa carregado, e poderei recarregar minha action cam, meu smartphone e minha lanterna que foi transformada em farol na bicicleta, essa configuração é para viagem.

As baterias que coloquei nele são reaproveitadas e estão dando a carga máxima que para esse conjunto é 4 X 4.20V= 16.80Volts, carreguei usando uma fonte, depois farei os testes de quanto tempo dura uma carga dele no meu smartphone só com a carga dele.

Minha viagem é de 445KM e não tem como recarregar os gadgets sem ser com as bateria que levarei o powerbank e o gerador que usarei em uma roda, então tenho que testar.

O legal que as 4 baterias que são células 18650 dentro do tubo do suporte, além de ficarem bem casadas no tubo, também economiza espaço e deixa o tubo mais resistente é esse que sai do tubo do selim abaixo e termina no cento da garupa, na foto é o único que não tem furos, depois furei ele.

A garupa ai esta sem os ajustes e acabamentos.


Abaixo podem ver em melhores detalhes a garupa, o tubo que é um powerbank, depois eu fiz um "cap" para ficar no tubo do selim e também terá uma abraçadeira nele.

A Fixação da garupa na parte de cima, os dois tubos foram achatados e furados para ficarem no parafuso de aperto do canote de  selim, nesse parafusos existem 2 porcas que apertam a braçadeira e fixa o canote na altura desejada, depois os dois tubos achatados são colocados nesse parafuso e  duas arruelas uma de cada lado  e outras duas porcas uma pela direita e outra pela esquerda apertam a garupa.



Aqui a vista por cima, antes de fazer os ajustes e acabamentos, está "Crú" ainda, depois cortarei os dois tubos para que fiquem do mesmo tamanho.


Agora vou me despedindo, até manhã!

sexta-feira, 22 de março de 2019

Post 22 de Março de 2019.

Beleza!

Hoje mostro motores que transformados em geradores são muito mais eficientes e tem muito menos cog que os dínamos  de bicicleta igual aos que eu comprei, para transformar eles em geradores é só colocar imãs nos rotores para virarem geradores, como esses motores o induzido é do tipo gaiola de esquilo tem que colocar imãs, se fosse com bobinas dava para fazer os motores com excitação na qual as bobinas virariam eletroímãs e os estatores geradores de energia em corrente alternada.

Essas coisas para mim são fáceis, pois já trabalhei em processos com eletrônica e elétrica.
Só que para meu projeto na bicicleta  em uma viagem para recarregar gadget esses motores transformados em geradores não servem, afinal são verdadeiros trambolhos, e ninguém sairia por ai pedalando algo tão pesado para recarregar um simples smartphone e baterias para câmeras.
Para geração de energia estando estáticos ou até em veículos mais  são bons, mas para colocar em uma bicicleta?=Não ficam legais, já que são pesados.
São motores de ventiladores, o da direita é muito mais interessante pelos fios serem mais grossos e a disposição das bobinas, o da esquerda os fios são finos(menos corrente) e também as bobinas estão em algumas no plano secundário, como são motores de sucatas nada estava escrito sobre suas potências nos corpos deles, informações técnicas costumam vir nas etiquetas  dos produtos já acabados(ai nas formas de ventiladores, as informações estão no " selo" no corpo)

Detalhes.

Vejam que bonito bobinamento esse motor tem, inclusive esse motor é fácil fazer por exemplo um outro bobinamento e também  se usar fios mais grossos, tem que se entender que esse motor foi feito para ser motor então o projetista o projetou para esse fim, mas o corpo dele é perfeito para se modificar, até os isoladores de pvc são muito bons!
Agora vou me despedindo, até segunda-feira.

quinta-feira, 21 de março de 2019

Post 21 de Março de 2019.

Beleza!

Nesse meu vídeo falo sobre o uso de dínamos na geração de energia em bicicletas e mostro um exemplo de um que tem um cog simplesmente absurdo!
Até amanhã!

quarta-feira, 20 de março de 2019

Post 20 de Março de 2019.

Beleza!

Abaixo os dois dínamos que comprei o da esquerda tentei modificar para melhorar e diminuir o cog dele e do outro que são tremendamente altos, eu desisti já de usar dínamo na minha bicicleta para a viagem que vou fazer e preciso de um meio para carregar meus gadget nela, usarei dois motores  na forma de geradores de corrente direta, conjugados e com suas tensões e correntes sincronizadas que tem muito menos cog e resistência magnética que esses dínamos, sem falar que geram mais corrente que o dínamo.



Abaixo um fan( se costuma chamar isso de cooler, mas o nome técnico é fan) creiam ele é um motor, mas girando ele ele funciona como  um gerador, ele gera uma tensão de 12Volts e uma corrente de 0.15A que é 1/3 da corrente do dínamo, sem serem tão pesados como um dínamo,:aquecer e sem o cog que o dínamo tem, sem falar que o dínamo na verdade é um alternador e precisa de uma ponte retificadora  AC>DC e esse fan não, só precisa de um diodo  no +, não vou usar o fan, só coloquei ele como exemplo de como alguns dínamos de bicicleta são verdadeiras "bagaceiras", muito peso, muito arrasto, muito cog e pouca geração de tensão e corrente.



Agora vou me despedindo, até amanhã!

segunda-feira, 18 de março de 2019

Post 18 de Março de 2019.

Beleza!

Hoje vou postar o bobinamento do dínamo que eu comprei, ele é de 6 boninas, nunca tinha visto um dínamo(na verdade é um alternador, ele gera energia em corrente alternada= alternador) de bicicleta com 6 bobinas, tinha visto de 4 bobinas, tive um de corpo de alumínio que eram 4 bobinas, o esquema desse dínamo é que  um terminal que são 5 bobinas mais a carcaça gera uma tensão,  se conectar com os dois terminais atrás gera outra tensão e se conectar em um dos terminais que esta marcado 2,5V 0,5W ele gera outra tensão.

O Cog dele é muito pesado para pouca tensão e corrente que gera, até desisti de colocar isso na bicicleta, gera um arrasto muito grande para ter 12Volts com 0,5A até dois motores de impressora trabalhando juntos como geradores, e sincronizando as correntes e tensões  usando diodos isoladores é melhor que isso, sem ter tanta resistência.

Abaixo o dínamo aberto, as bobinas o eixo com o imã.

Detalhes das bobinas e os coletores em ferro que não é ferro silício.

Os isolamentos das bobinas com os corpos dos coletores de ferro e do corpo do dínamo são bons.

Agora vou me despedindo, até manhã!