Eu!

Minha foto
Ex Programador.Ex IT Contractor.Hoje Artista, Terapias Alternativas e Revolucionário da minha própria vida!

sexta-feira, 1 de março de 2019

Post 1º de Março de 2019.

Beleza!

Vou começar a postar sobre o carregador que fiz para baterias 18650 que usarei na minha bicicleta para uma viagem, como ele é um motor de impressora, que se entenda:Quando se usa um dispositivo "improvisado" para algo que ele não foi feito, não se deve esperar o mesmo desempenho daquilo que ele foi feito, então um motor de corrente continua girando ele, ele vira um gerador de energia mas ele não vai ser tão eficiente como um gerador que é feito para esse fim.

Existem outros motores que tem imãs e bobinas que girando eles, eles produzem corrente alternada como os motores de passo, mas esses costumam ter uma resistência um pouco pesada e não gira legal por exemplo em  uma adaptação em roda de bicicleta e se tem que usar uma ponte retificadora CC>CA para se poder carregar baterias.
Peguei um motor que era de impressora e ele em geração gera uma tensão de  no máximo 28Volts, esta ótimo, girando a roda da bicicleta como se estivesse pedalando em uma velocidade boa na casa dos 30KM/H dá coisa de 15V em vazio,   acoplado a um adaptador que transforma de 12 a 24 Volts em 5Volts ele gera coisa de 12 Volts carregando um dispositivo(testei com uma powerbank e um celular no meu rolo de pedalar, coloquei a bike  nele e coloquei os dispositivos para fazer a medição, esta muito bom, só que esse gerador a corrente dele é "medíocre" coisa de 0.7A, eu não tenho o alicate amperímetro e dá para medir isso usando essa função no multímetro até 10A, mas usei o meu smartphone fazendo cálculo, já que ele veio com um carregador de 5V e 1 A, e calculei a diferença entre os minutos que ele carrega cada traço da bateria(1%) com o carregador e com o gerador e deu coisa de 0.7A a corrente do gerador.

Motores grande antigos de multifuncionais e algumas impressoras chegam a 4A/h com uma tensão de 9 V.

Abaixo o gerador em que coloquei para os testes, ele não ficará ai, será colocado em uma ponta fixa sobre a roda dianteira, como o meu rolo de treinamento  que usei é para a roda traseira girar coloquei ai, ficou bom para os testes, mas é improvisado.

Esse carregador tem vantagem em um sistema de bateria pré carregadas em casa, a energia que ele gera não é usada diretamente no adaptador para carregar por exemplo um smartphone, até esses sistemas de um gerador conectado a um adaptador é ruim, pois se você fica naquele "anda e para" por exemplo na bicicleta o dispositivo fica:Ligando e desligando o modolo de carregar no smartphone, isso é ruim, o bom é o gerador carregando uma bateria e mesmo que ela esteja carregada na bicicleta o adaptador ligado na bateria e esse tira a carga da bateria e envia ao Smartphone, é muito mais seguro ao smartphone que estar ligado em algo que "só carrega  ao girar a roda", se fica:andando e parando= é ruim.

Se você tem uma bateria alimentada por um gerador e ela esteja carregada e servirá por exemplo para alimentar dispositivos em uma viagem, a energia gerada pelo gerador como no exemplo ao pedalar ficará sendo usada para parte dela tanto alimentar a bateria como os dispositivos quando ela estiver em movimento, é uma garantia você ter tanto como gerar energia como ter a bateria para usar.



Abaixo o adaptador de 12 a 24 V com saídas de 5V 1A e 5V 2A e o meu multímetro, coloquei um pequeno banco de capacitores para fazer outros testes.

Abaixo podemos ver meu powerbank, um celular que não foi o que usei no teste, o adaptador, o multimetro e os capacitores.

Sempre quando tenho tempo, faço algumas coisas, aplicando  coisas que aprendi quando trabalhava com eletrônica e tecnologia.

Agora vou me despedindo, até segunda-feira.