Eu!

Minha foto
Ex Programador.Ex IT Contractor.Hoje Artista, Terapias Alternativas e Revolucionário da minha própria vida!

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Post 5 de Fevereiro de 2020

Beleza!

Tem chovido muito em São Paulo, como estou me recuperando da queda que tive ao andar na rua, pouco tenho feito de atividades físicas, na sexta-feira farei um pedal pois vou trabalhar fora de casa.

Alguns dias atrás comprei uma montain bike aro 26 dos anos 90 e vou transformar ela em uma gravel com roda dianteira 26 e traseira 700, uma bicicleta bem custom que vou batizar de "Cidade de S.J.Rio Preto".

Infelizmente o ciclismo hoje em dia ficou algo cara e meio ditadura tecnológica, por exemplo as road bikes(speed) hoje em dia a parte traseira esta muito mais curta e estreita, então muitas bikes colocar uma roda acima de  700X25 é impossível, sem falar que mais estreita a traseira e ainda com o tipo de gancheira, simplesmente se tu quebra algum raio, ela vai bater no quadro, até desisti de comprar road bike, pois as novas estão caras e vem com transmissões de mais de 8 velocidades= correntes finas e pinhões/coroas mais finas= duram pouco!
Quando apareceram as transmissões de 9 velocidades comprei uma bike com ela e a corrente durou= 1.500 KM!
Uma coisa que acho até engraçado por exemplo= Antigamente se tinha bicicletas com até 8 velocidades atrás(Pinhões) então as correntes que iam de 5 velocidades até 8 velocidades eram iguais, se uma bicicleta tem 8 velocidades que vão de 11 dentes a menor e a maior 28 ou 32 dentes, quais são as vantagens de se ter 11 velocidades ou 12 velocidades em um jogo de pinhões que vão de 11 a 32? teoricamente serão os menores e maiores pinhões de 11 a 32 ou 28 com as mesmas velocidades só que os de 11 ou 12 pinhões tem mais pinhões, são mais finos que os de 8 velocidades e a corrente e eles vão durar menos!Sem falar que até os manetes de trocas de marchas tu vai ter que acionar mais e até um jogo cassete de 11 velocidades  é mais pesado que por exemplo um de 7 ou 8 velocidades como eram antigamente.
Eu tenho um jogo de manetes de freio integrados com trocadores de marchas no mesmo manete que são de 8 velocidades e que eram os que os profissionais usavam até a virada dos anos 90.

Agora no Montain Bike temos até situações "engraçadas" como= se retirou as coroas da frente de 3 velocidades e se colocou apenas 1, ai se diz que diminuiu o peso que realmente 1 coroa pesa menos 1 que 3 e também se tirou o câmbio dianteiro que também tira peso só que tem um detalhe= se colocaram mais pinhões no cassete e também, eles são maiores, então se tem por exemplo= 11 jogos de pinhões que vão de 10 ou 11 dentes até 46 dentes e alguns até mais como 52 dentes, isso pesa, sem falar que existe a física e os efeitos alavanca= se tu tem 3 coroas na frente tu tem 3 opções de alavanca(girar o pedivela) se tu tem por exemplo jogos de 3 coroas= 48/38/28 , se você esta no plano girar 48X 11 é muito mais eficiente que você usar por exemplo em uma transmissão de uma coroa só que ela seja 34 dentes 34X10, 48 dentes o tamanho da coroa te dá muito mais eficiência que  34 dentes, sem falar que o pedal fica muito mais fluido, tente por exemplo usar uma bike de velódromo 53X12 e uma outra como 56 X 11 o pedal da 53 é muito mais fluido, isso falando no plano.
Em subidas se tu tem 28 dentes em uma coroa e atrás que tenha 32 dentes teu pedal será muito mais eficiente que por exemplo usar coroa 34X46 dentes.

Eu andei em bicicleta "monocoroa" e sei disso, essas bikes foram feitas para profissionais ou amadores que correm naquilo que antigamente se chamava cross country e agora XCO, são provas em circuitos que trocar marchas dianteiras não são muito necessárias, ai as pessoas "foram usar" em uso geral  uma coroa só.

Agora outro fato "engraçado"= os grupos de uma coroa só são mais caros que de 3 coroas!
realmente ciclismo ficou meio "gourmetizado" a maioria das pessoas que compram bicicletas são pessoas que gostam menos disso, ciclismo antigamente era algo bem mais barato e simples.

Eu gosto de bicicletas simples com um ar mais desleixado para chamar menos atenção possível, ainda mais para quem vive em uma cidade como São Paulo e em um dos Países mais violentos e perigosos do Mundo como o Brasil, sem falar que bicicletas hoje em dia estão caras e é um tipo de hobby que pode te matar ou deixar com sequelas, afinal é o segundo esporte que mais mata no mundo, descrição é sempre bom!

Sobreviva!Seja alguém que menos chame atenção possível!
Minha MTB antes de começar a modificar.






Até amanhã!