Beleza!
Continuando a postar o pedivela old style que fiz uma customização, como achei o lado esquerdo dele bem pesado, afinal é aço carbono, podem ver abaixo o peso dele, vi um esquerdo em alumínio para colocar no pedivela.
Eu tenho 2 de alumínio de pedivelas que usei até acabar as coroas, um deles eram aquelas coroas rebitadas= acabou= jogou fora, o outro era furação italiana, praticamente eu achar coroas para o pedivela seria um milagre e "caro", abaixo descrevo sobre, guardei os lados esquerdos.
Tenho esse que é de alumínio e de pintura preta, o engraçado que esse era de um pedivela italiano que mesmo não sendo Campagnolo ele seguia a furação de 5 pontos da famosa fabrica italiana e era de trocar coroas, as coroas acabaram, mas como elas custam caro na época preferi guardar o pedivela completo, marcas da Asia no geral fabricavam pedivelas de 5 pontos com parafusos para furação tipo Shimano.
Tenho esse abaixo que o mais leve.
Ele no pedivela vai ficar pesado mais legal.Foi o lado esquerdo o principal elemento na perda de peso do conjunto, o conjunto pesava 1.200 Gramas, ficou com 1017, com a customização e troca de lado esquerdo no pedivela foram - 183 Gramas, em % = 15,25%
Existem umas coisas na pedalada que é física, o lado direito sempre será muito mais pesado que o esquerdo, afinal ele tem as engrenagens(Coroas), então para existir o balanceamento a alavanca esquerda deveria ter o mesmo peso da direita, no caso 809 Gramas, isso nunca aconteceu e acho que nunca acontecerá, até a bicicleta parada sempre o lado que tem as coroas(quase sempre o lado direito, existem bicicletas de pista que existe a transmissão do lado esquerdo, mas são raras) ficará para baixo, então se "lê" coisas estranhas como "pedalada de 360 Graus", "Pedalar com pedais de encaixe a pedalada é redonda", "pedalar clipado o seu pé esquerdo tu puxa o pedivela para cima" e coisas assim "estranhas", isso dai para mim é "exotismo puro", existiam até pedivelas com "Contra pesos' para se aproveitar melhor o girar deles, interessante que eram próximos ao centro, se for considerar o "efeito alavanca" com " movimento" seria melhor o peso estar nas pontas(pedais)
Em ciclismo vi de tudo= Bikes com canotes de selim tortos para que "o peso do ciclista" melhorasse a tração e aproveitamento do esforço, rodas dianteiras de blocagem com eixos iguais a rodas traseiras(comprei uma usada na sexta-feira em um ferro velho, para um projeto meu de um gerador elétrico), MTB com caixa standard e suspensão(Tinha nos anos 90)
Agora uma coisa "Divinal" que inventaram é o tal "Eixo passante", antes tu tinha o sistema de blocagens, que cheguei a ver até com as hastes em titânio, leves e práticas, agora o cara vai tirar a roda?Tem que fazer isso com uma chave allen e ainda "Fica com um trambolho" nas mãos, ai "apareceu a evolução" disso, colocaram uma trava na ponta= "continua ficando com o trambolho nas mãos ao retirar a roda, só que não precisa da chave allen".
Pedalo desde os tempos do eixo do movimento central com o eixo, os copos e aneis de esferas e isso em bikes de 34,7mm, 35mm e italianas 36mm, ai aparecerem os cartuchos selados e ótimos, nunca davam problemas, pedivelas "3 partes" e todas as bikes usavam, depois apareceu o tal octalink e tchammmm...agora os tais integrados e os sistemas de movimentos centrais tem até que usam pressão, nem rosquedos são, tira bastante peso, concordo, só que existem "vários" não é como "aquele velho cartucho" que funcionava bem de caixa 34,7mm.
Ai invetaram os aros 29 para MTB que são aos 700 mais parrudos, as MTB's com aqueles quadros grandes, não se "acha a tal geometria" e só se fala nisso, pois...tem as suspensões!Se via bikes no começo do 29 parecendo motos, altas e as mesas curtinhas e viradas para baixo, que coisas "baixo astral".
Eu tive uma roda de road de carbono com os aros em alumínio nos anos 90, sentia ela bem em descidas e planos, ai a UCI baniu a roda que eu tinha!Bem o modelo que eu tinha!
Vi bicicletas com guidões que eram integrados a clips em forma de borboleta, vi bar ends serem usados e depois abandonados.
Vi aparecer transmissões com mais de 8 Engrenagens atrás, para quem não sabe:uma transmissão que usa de 3(pouco comum hoje) até 8 atrás, existem single que usam a mesma corrente dessas que escrevi, uma bike de 3 a 8 engrenagens na catraca ou cassete= mesma corrente, de 9 é outra corrente mais fina e depois mais engrenagens variam até entre elas, quando apareceram as de 9 engrenagens, comprei uma transmissão de road e a corrente durou somente 1.500KM!A Solução para se colocar mais engrenagens nas catracas e cassetes foi fazer correntes mais finas e acreditem, existem catracas mesmo de rosca de 9 Velocidades(uma marca comum é a DNP Epoch 13/32 dentes, SunRace, GTS, fabricam também) que usam a corrente fina de 9S.
Esses taquinhos para pedais de road bikes, no começo eles eram de ligas metálicas, duravam bastante, ai do "nada" apareceram de termoplástico, que duram bem menos, sem falar que "as vezes racham e quebram".
Vi fabricante de bicicletas recomendarem:Graxa e óleo para partes móveis e corrente, hoje se tu falar ou escrever isso?= Correm atrás de vocês, eu inclusive vi fabricantes de componentes de ciclismo venderem suas graxas e lubrificantes.
Vi bicicletas com cubos e com furos para lubrificação e com "anéis de vedação" neles, isso em bicicletas de estrada, vi também cubos com tambores traseiros para óleo em bikes do tipo barra forte.
Vi tantas invenções em algo que alguns pneus delas, que tem menos materiais que de carro por exemplo e custam mais caros.
Bicicletas, tem coias sobrenaturais nelas, como fazer uma transmissão 1X12 dizendo que se tira peso do câmbio dianteiro, alavanca e pertences e "colocam umas baitas engrenagens nos cassetes", mundo estranho?Se tratando de bicicleta? Imagina!
Tenho 4 bicicletas, tudo estilo vintages, nada de coisas que chamem a atenção, ser discreto nisso de ciclismo é ótimo, chamar a atenção?Só com piscas piscas e farol(não gosto de ser notado ao me vestir, caminhar,etc...mas sim no transito, ver e ser visto é fundamental, mas gosto de bicicletas que não chamam a atenção, o Brasil é um pais perigoso e aqui gente fora da lei tem mais direitos que você em muitos casos, todos os cuidados no Brasil, sempre!).
Nisso de "pedalar" uma coisa que concordo;Quanto maior o tamanho dos pedivelas, melhor é o aproveitamento da alavanca e giro, tanto que quando pedalava existiam pedivelas com 180mm, hoje se encontra mais 170mm, mas existem 172,5mm, 175mm e 165mm que são mais para bicicletas pequenas a maioria para mulheres(sim, antigamente até existiam modelos femininos de road bikes)
Abaixo como ficaria com o pedivela customizado com o esquerdo original, ele é Indiano, bem pesado, mas para uma road retrô que tenho vai ficar legal e fiz essa customização furando muito, ele pesava 1.200 Gramas e com os furos ficou com 1.117 Gramas, o intuito era customizar, nem tanto perder peso, pois seria mais fácil comprar um pedivela em alumínio que é muito mais leve, mas mesmo assim furaria ele para personalizar.Então ele perdeu 83 Gramas e isso em % é 6.9%Até amanhã!