Eu!

Minha foto
Ex Programador.Ex IT Contractor.Hoje Artista, Terapias Alternativas e Revolucionário da minha própria vida!

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Post 28 de Fevereiro de 2020.

Beleza!

Hoje mostro lavando com gasolina a corrente e os dois câmbios que vieram na montain bike usada que comprei, o bom que a corrente é Taya, adoro essa marca, é muito resistente e dura muito essa marca.

Os dois câmbios vou usinar e customizar eles, já que tenho esse costume de fazer trabalhos em câmbios.

Ciclismo para mim, depois dessa bicicleta vou parar, tenho 51 anos e fora mobilidade urbana, nada mais quero de ciclismo, dá muito trabalho, custos e riscos, é o segundo esporte que mais mata no mundo( o primeiro é o esqui na neve)então fui feliz e tive problemas também com ciclismo, mas esta bem.




Hoje indo fazer um helpdesk as 5 da manhã tive um problema na carniça de uma das minhas rodas, fui usar uma roda traseira que tem o cubo Sunrace, essa porcaria, veio em uma bicicleta speed que comprei usada, pois bem é uma Caloi 10( já tive bikes de estrada que eram digamos= bikes speed mesmo, comprei essa pois o ex-dono "speedou" a Caloi 10,a quela ainda que é modeo 2007 branca com faixas azul que depois eu  reformei e deixei "alumínio cru") que tem passadores STI, veio com pedais de encaixe Look etc e tal bem legal, só que essa porcaria a roda traseira uma das bacias  estava solta, e para ser pior o maldito cubo Sunrace as bacias estavam dentro de um cubo que ele é blindado, então o processo industrial deve ser(já fui metalúrgico, mas esse das bacias no cubo é achismo meu mesmo): Se colocam as bacias no cubo e depois com uma ferramenta que deve ser hidráulica  as pontas dos cubos são lacrados!Não existem soldas no cubo depois das bacias, creio ser "batido" com ferramenta mesmo as pontas depois de colocar as bacias.
Só dá para abrir os cubos para retirar as bacias simplesmente usando um disco de lixadeira para desbastar as laterais dos cubos e tirar as bacias.

Fiz isso= Ainda bem que tenho uma lixadeira e coloquei um disco para fazer o trabalho= Custos e Tempo perdido!

A bacia que estava solta dentro do cubo ela simplesmente girava dentro e não dava para usar a roda assim, tive que realmente fazer esse serviço todo, pois bem, ai simplesmente não achava em bicicletaria nenhuma= Perda de tempo para ir atrás dessa porcaria de bacia.

Tive que achar alguma bacia que coubesse no cubo para substituir a porcaria da bacia que a Sunrace colocou no Cubo dos infernos e que girava, coloquei duas, uma de cada lado, certo, ai essa porcaria, mesmo bem ajustada e colocada, simplesmente ela pelo que depois vi, "entrou no cubo" mais ainda, falsiando os rolamentos que eram esferas soltas ajustadas nos eixos cônicos, pois bem sai de casa, pedalei coisa de 6Km de manhã, e essa porcaria de roda vi que estava balançando e não estava bem, pude ver que tinha problemas no eixo da roda traseira, teria que pedalar mais 7KM

Cheguei no local que ia prestar serviço e na hora do almoço fui dar uma olhada melhor e nada poderia fazer, com o eixo da blocagem tentei colocar a roda o mais distante das laterais dos tubos, pois essa porcaria de quadro é de alumínio e a porcaria das gancheiras onde se coloca a roda simplesmente não dá para ajustar nada, elas condicionam a roda a ficar em uma posição só!, não são como gancheiras de bicicletas de Cromo, Titânio ou Ferro que você não é "escravo da roda de bicicleta", quadros de alumínio de MTB que tem bastante espaço nas laterais até dá para ajustar um pouco mas nas de Road?Não!

Abaixo as gancheiras de uma bicicleta que tenho em aço, vejam como elas são, nelas se pode colocar qualquer tipo de rodas e "esquadrejar" elas da forma que quer, sem ser "escravo da roda de bicicleta",se pode ajustar a forma que bem quer a roda.

Abaixo uma gancheira de quadro em alumínio que o principio dela é igual a da speed que tenho, só que a traseira da bicicleta os tubos são mais distantes da roda, pois é uma bicicleta hibrida, também o lugar na gancheira onde o eixo da roda é colocado é mais "Fundo", na minha Caloi eu poderia limar os sulcos da gancheira para afundar onde vai o eixo da roda, mas isso poderia enfraquecer ela, sem falar que os tubos do quadro da Caloi são mais próximos da roda, ali se jogar a roda que seja um pouco para qualquer lado pega no quadro, se colocar um pneu maior que 700X28 a roda pega no tubo do selim....


Gosto de customizar peças de bicicletas, podem ver que fiz furos no câmbio traseiro e depois galvanizei em casa, a gancheira removível eu coloquei um fio de cobre nela, pois já aconteceu de simplesmente uma parte do parafuso ter se soltado, mesmo estando muito bem apertado.

Essa  minha hibrida com guidão bullhorn é muito boa, dá para colocar pneus 700X38 nela, usava antes para mobilidade urbana.


Reparem  abaixo na minha Speed que deu o problema no cubo como é a porcaria de uma das gancheiras(a do outro lado é igual) os tubos próximos as rodas nesse tipo de quadro que é de speed, simplesmente te faz ser escravo da roda de bicicleta que você vai colocar ai, tenho rodas de speed que não servem ai, ou eu puxo o guarda chuva da raiação delas ou tento fazer isso nos eixos dimensionando a roda para "casar" no quadro.





Podem ver quando parei antes da Ponte das Bandeiras do lado do Posto Policial do 9º Batalhão para ver como estava a roda.


Podem ver que coloco fitas adesivas tanto no quadro da bicicleta como também nas rodas dela, elas refletiram graças ao flash do smartphone,

Depois de terminado meu serviço, voltei para casa na maciota, trabalho praticamente só em casa, mas faço coisas em TI que  não podem ser feitas remotamente,  como é algo que me dá "$atisfa$ão" pessoal eu  "Fa$o", só  posso fazer  presencial e gosto de ir de bicicleta.
Podia ir de Metrô, afinal moro coisa de uns 400 Metros da Estação, mas vou de bicicleta.

Voltei com cuidado, abaixo tirei uma foto na lateral da Ponte das Bandeiras quando começou a garoar forte, estou do lado oposto no sentido Bairro da foto que tirei de manhã, ai é um ponde de ônibus, vejam que o local onde a roda traseira fica é bem apertado, ai só cabe rodas até 700X28 como essa que esta na bicicleta.

Abaixo para o lado da Ponte das Bandeiras, no mesmo lugar da foto acima só que virado para o lado da ponde fotografei a ponte  com uma das Torres e a bandeira do Estado de São Paulo a "Todo pano"!

Abaixo quando cheguei em casa um pouco molhado, só empurrei a bicicleta quando estava próximo a minha casa, pois tem uma baita subidona, mesmo com problemas nos rolamentos consegui chegar em casa, depois desmontei tudo da  caixa do cubo e adaptei 2 pequenas rolimãs, não ficou muito 100%, tenho outras rodas em casa, se essa dai não der certo com esse tipo de rolamentos, simplesmente desmonto a roda aproveito a folha de aro e raios e esse cubo Sunrace jogo fora, a roda dianteira que veio na bicicleta, desmontei ela e joguei o cubo que também era blindado e com bacias fora, era muito pesado em aço e cromado.
Dessa marca gostava das alavancas de câmbios dos anos 90 com as braçadeiras em aço e as alavancas em alumínio com capas de plástico, fora isso sempre achei a marca estranha, gosto de marcas do Oriente, mas essa não, os freios sidepull deles são bons, mas sempre achei pesados.

Gosto de bicicletas simples e que não chamem a atenção, estou usando pedais plataforma nela, pois acho perigoso andar com pedais de encaixe em coisas urbanas.



Bicicletas às vezes dão dores de cabeça e chateações, nesse meu pedal do Tucuruvi a Vila Mariana, é confortável para mim, mesmo pegando Avenidas dá para fazer em menos de 35 minutos na ida e na casa dos 40 Minutos da volta, nem de metrô eu consigo fazer isso; minha casa local de trabalho!

Acho que vou começar a andar de Montain bike, só tenho Speed, Gravel e Hibrida, estou modificando uma MTB de aros 26" para ser gravel com roda 700 atrás e 26" na frente ela vai ser bem robusta para usar na cidade.

Bicicletas aro 26" são muito resistentes os pneus duram muito e as câmaras de ar também, speed dão muitos custos, e também são bem mais frágeis qualquer buraco ou dá quebra de algo como aros, podem rasgar os pneus ou furam mesmo que tu coloque em muitos casos 120 PSI, pneus de speed duram bem menos que por exemplo: aros 26" que se use 1.25, 1.50 ou os 1.95 mesmo e aros 700(29) tipo 700X38, ser 4 a 5 minutos mais lento que seja estando de MTB em algo "caos trânsito e ruas solo lunar" e ter equipamentos que duram mais como a MTB diante das speed, não é nada, tenho amigos que são speedeiros e usam MTB em mobilidade urbana.

Andar de speed hoje em dia em estradas com essas pirambeiras de ferrinhos de compostos de pneus também esta complicado, mesmo com fita anti-furos aquilo transpassa sem dó.

Speed em trânsito como São Paulo e já usai desde os temos de pneus 700X20 muitas vezes não vale a pena, tente passar na Passagem Tom Jobim de speed com Pneus 700X23 a 40 KM por hora, ainda mais do lado da faixa da direita, tu arrebenta a bicicleta, de MTB dá para soltar a bike sem medo.

Um Pneu 700X28 que seja, como o que eu uso na roda traseira em algumas rodas que tenho, ele tem a função também de absorver impactos, como é "Fino e perfil baixo"= riscos de sifu sempre...ainda mais se estiver em velocidade.
Um Pneu de MTB leva esses fatores acima de boa, tu pode passar em buracos aqueles que "nunca tu vê" tranquilo.

O Montain Bike, mesmo que se compre bicicletas para mobilidade urbana que seja, deu um UP muito grande em uso de bicicletas e também para as Industrias, antes se tinha: BMX que são bikes de rodas pequenas e quadros idem, bicicletas de pneus balão como as barras fortes e a bikes de estrada(road), eu nunca sairia do Tucuruvi para a Vila Mariana com uma BMX aro 20, nada contra, imagina se ter uma marcha só, em uma bicicleta com quadro pequeno e aro 20?Uma bike do tipo Barra forte também seria meio penoso, uma speed já sei que seria mais eficiente e a MTB seria bem eficiente e resistente!
Se tu ver nas ruas, as MTB's "dominam", são bikes robustas.

Até segunda-feira!