Beleza!
Continuando a postar as rodas vintage's de speed que comprei, agora uma das rodas traseiras, comprei duas e as duas vieram com catracas de 8 velocidades 13/21, relação bem reduzida, eu mesmo nisso prefiro algo como 12 ou 13/25 de 7 velocidades que isso, eu tenho uma Sachs que comprei nos anos 90 de 8 velocidades 12/21, sempre gostei de transmissões que usam correntes até 8 velocidades(antigamente só existiam elas) pois, duram muito!
Amanhã escrevo e dou exemplos práticos com isso de "escalonamento" nos cogs, que sinceramente é algo mais recente, antes existiam "pulos" grandes nos cogs e as marchas eram bem mais simples e otimizadas, não dá para entender uma road bike hoje ter uma transmissão que vai tipo de 11 a 28 ou 32 em 10 Cogs com pulos entre o numero de dentes tão próximos!
O mais engraçado isso tudo com "corrente mais fina"= dura muito menos!
Quando começaram a afinar as correntes tive uma transmissão 2X9 que a corrente durou 1.500KM! Fiquei fulo, tanto que eu vendi a bicicleta que estava com ela.
Abaixo vemos a catraca com o extrator dentro dela, como essas rodas que comprei acredito que estavam paradas há algum tempo, passei um produto para facilitar a soltura da catraca.
Esse tipo de catraca em quadros de alumínio muitas vezes não ficam legais, pois eles são largos, para se ter 8 velocidades usando correntes para até 8 velocidades(elas são mais grossas que as de 9, 10, 11 e 12 e essas existem diferenças entre elas também nas larguras delas) são mais para cromo, pois a largura deles é maior que a maioria dos quadros de alumínio que são mais "justos"(apertados)