Eu!

Minha foto
Ex Programador.Ex IT Contractor.Hoje Artista, Terapias Alternativas e Revolucionário da minha própria vida!

sexta-feira, 23 de abril de 2021

Post 23 de abril de 2021.

Beleza!

Hoje das rodas vintages que comprei vou mostrar essa abaixo que tem um cubo com esferas soltas e veio com uma catraca também de 8 velocidades 13/21, testei ela para ver o enquadramento nessa minha bicicleta speed, inclusive usei o STI dela e casou perfeitamente as 8 velocidades, já que meu STI é Utegra  2X8 , a roda vem com aro 700X14mm, com raios de inox de 2mm.




Eu gosto de customizar minhas coisas e furei o câmbio traseiro, mudei a blocagem e coloquei uma bem mais leve 45 gramas.

Vou desmontar o eixo traseiro e limpar tudo, também vou tirar a catraca e fazer a limpeza e depois a lubrificação, como tenho parentes nos Estados Unidos comprei esferas de cerâmica , vou instalar elas, tinha as opções de  aço, que são as mesmas que se compra aqui e de tungstênio.
Para quem ler esse post caso se tiver  interesse  em conhecer, digite nos sites de buscas : hub bicycle ceramic ball e  rear hub  tungsten bearing  ball  bicycle as medidas dessas esferas são padrão para aqueles cubos que usam esferas e são de 28, 32 e 36 furos(esferas grandes), aquelas rodas "montadas" de fábricas que são= leves e aerodinâmicas e se compra "Montadas", não iguais a minha que se compra= o cubo, os raios e o aro,  de fabricantes de componentes de ciclismo que fazem rodas "Prontas" de fábricas e que usam 21,  24, 18, e 16 raios nas rodas traseiras e usam esferas soltas, nem todas usam essas esferas "soltas" que escrevi anteriormente= "Grandes",  muitos deles usam aquelas esferas menores em rodas traseiras que usam bacias, cones, contra porcas e eixos, são esferas pequenas em muitos casos iguais a de rodas dianteiras e em muitos casos essas esferas pequenas estão em "anéis". 
Fora as rodas que usam rolamentos "selados"(Rolimã mesmo, o termo em inglês é "Cartridge bearing") e logicamente são feitos para cubos que trabalham com eles, não  cubos feitos para trabalhar com: "esferas soltas" ou "esferas em anéis"
Depois vou mostrar quando abrir o cubo a troca das esferas, para uma roda vintage vai ficar legal!
No Brasil se acha essas esferas em cerâmicas, só que pelo que vi custam 3 vezes mais que paguei nos Estados Unidos. 


Bonito o alumínio polido do cubo,  vou dar uma melhor polida nele, vou depois dar um trato nos raios de inox com polimento sem usar nada abrasivo(eu já fui metalúrgico) 

Até segunda-feira.