Eu!

Minha foto
Ex Programador.Ex IT Contractor.Hoje Artista, Terapias Alternativas e Revolucionário da minha própria vida!

terça-feira, 27 de abril de 2021

Post 28 de abril de 2021.

  Beleza!

Mais fotos da roda 700 vintage que comprei há alguns dias e que tenho postado em post anteriores tanto ela como as outras que comprei.

Como escrevi ontem, hoje escreveria sobre os cônicos e anel de esferas em aço carbono (Pude observar que só um apresentava esse problema nas esferas, o interessante que os  dois anéis de esferas são iguais, mas um tem esferas de aço inox e o outro não, o outro é aço carbono mesmo!) de esfera, abaixo os  cônicos e podem ver que neles existem "ranhuras" nas pistas onde as esferas tocam e existem isso só em partes das pistas, nas outras não, como fui metalúrgico, vou tentar escrever na forma mais " simples possível",  tecnicamente isso é uma "porca", então o processo mais comum de fazer uma porca, se usa o fio máquina, ele é aquecido se usa um processo com mecanismo hidráulico que "força" um pedaço do fio maquina cortado em barra, depois  se faz a rosca em outra máquina com a "Futura porca" ainda quente,mas não tão quente quando foi feita  na qual existe o arrefecimento tanto da "Futura" porca como também a ferramenta que faz a rosca usando um óleo que  arrefece(diminui a temperatura) tanto da futura porca como a ferramenta que faz a rosca e esse óleo se faz "uma meia tempera" na "Futura" porca, depois a peça vai para um forno fazer o revenimento da porca, agora eu não sei se a parte cônica dessas porcas cônicas são feitas na hora que o fio máquina esta em forma de barra e é "prensado" na forma pelo mecanismo mecânico hidráulico ou a ar, ou é feita a porca e depois é prensada e feito o cone ou ainda se é feita a porca e depois é torneada, de qualquer forma acredito que  ela é o cone é feito sem ter sido feita a têmpera e revenida, pois o aço fica muito duro caso acontecesse isso e é  acredito que daria muito trabalho.

Acredito que mesmo estando os cones assim não prejudica muito a fluidez do giro, mas comprei esferas de cerâmica  nos Estados Unidos como escrevi há alguns dias atrás e meus parentes que moram lá me enviaram e recebi, vou trocar por elas, quando for colocar as esferas de cerâmica eu fotografo, tem um cor interessante elas.


Então acredito que esses cones passaram por um processo na qual o aço sofreu um esfriamento muito rápido e "Granulou"(grãos) como podemos ver neles e não foi feito o revenimento neles.

Tanto nos anéis de rolamentos em aço inox como o de aço carbono os dois cones apresentam esses problemas, então as esferas ao rolarem nas pistas dos cones os cones foram desbastados pois já tinham neles as fissuras, essas fissuras ao meu ver foram por resfriamento rápido, se fosse aço inox ou mesmo aço carbono devidamente tratado, isso não aconteceria.


Em marcas de ciclismo "famosas" que usam nos eixos das rodas= Eixo, bacias, esferas soltas ou em anéis, cones,contra porcas e espaçadores, isso praticamente "Nunca acontece", são de excelentes qualidades.

Existem cubos de grandes marcas que eles duram a vida toda, as bacias são de um aço que nada "marca" elas, as esferas rolam nelas e nada acontece, os cones e esferas duram a vida toda.




Abaixo os detalhes da "Granulação" aparecendo nos cones onde são as pistas das esferas.




Abaixo o anel de esferas que não era em aço inox as esferas! O do outro lado eram todos de inox, sem ranhuras, sem nada! Só que o anel soltou as esferas e os dois anéis eram iguaizinhos, só que um era de aço carbono e o outro aço inox, vai entender?


Essas esferas acredito que foram feitas e não receberam tratamento térmico ou tratamento com algum elemento nenhum, simplesmente são"aço carbono"











Abaixo uma esfera que é aço inox e estava do outro lado em outra bacia, todas as esferas de aço inox estavam perfeitas!

Amanhã fotografo as de aço inox e as de carbono para vocês verem.

Até amanhã!