Eu!

Minha foto
Programador,Escritor,Artista Plástico,Espiritualista,Artista, Guru e Revolucionário da Minha Própria vida!

domingo, 2 de maio de 2021

Post 3 de maio de 2021.

 Beleza!

Continuando a mostrar a roda 700 vintage que comprei e estou fazendo a revisão dela, trabalhando nos rolamentos dela.

Abaixo o eixo, cônicos, espaçadores e  porcas que fiz um tratamento neles.


Vou colocar as esferas de cerâmica  no cubo.

Coloquei as esferas que são de cerâmica que recebi dos meus parentes nos Estados Unidos, aqui no Brasil se encontram elas, só que são 3 vezes mais caras, depois coloquei a graxa que é para esse tipo de esferas.



Depois  da graxa para  esferas de cerâmica coloquei  uma solução de nitrato nela.
O retentor é em  nylon, preferia que fosse em metal, mas é uma peça importante pois:Impede que entre água e não deixa a lubrificação sair do cubo, trabalhei em uma metalúrgica, sou sincero=Peças de ciclismo diante de equipamentos industriais são uma pena comparada com uma rocha!vejo cada coisas  principalmente no "Asstube" que parece que bicicletas são espaçonaves com "pele de criança" e custos  no espaço, parece que bicicletas são "Coisas Divinais", vi alguns de componentes de bicicletas e principalmente correntes de bicicletas que uma corrente se comparada com qualquer coisa que use elos(hoje em dia em metalúrgicas até sumiram, se usam mais polias) em metalúrgica "não é nada uma corrente de bicicleta"comparada com algo em uma industria e muitos no Youtube=falam, falam.... recomendam coisas para se fazer em uma corrente de bicicleta que sinceramente?Para mim são coisas sem fundamentos
Algo que acho "Divinal" em  bicicletas são os preços delas e de componentes, verdadeiros "Altos valores agregado" para coisas tão simples!Como pode um pneu de bicicleta ser mais caro que um pneu de moto e de carro?=Tem muito menos materiais e duram bem menos que ambos!Também são mais frágeis que ambos....
Fora outras coisas que são bem caras em ciclismo, vi uma camisa de ciclismo R$199,00

Canais  de ciclismo no Asstube e Fóruns de Ciclismo, abandonei todos, a maioria existem pessoas que querem que você:pense, resolva e faça por eles.
Fora alguns que são verdadeiros "Alquimistas" de coisas simples, um dia o cara testa pneu tubless no outro faz vídeo reclamando que furou pneu com câmara e vai "testar" fita anti-furo, sendo que o mesmo cara tinha testado antes pneu tubless.... outro faz "vaquinha" pois esta em uma situação segundo ele "Difícil" e depois de terminar a vaquinha faz vídeo recebendo peças que comprou  de grupo de ponta.....Eu hein? Estou fora disso!Fiz um monte de videos ensinando o "Povo" a fazer um monte de coisas, não recebi praticamente nada! Então qualquer coisa?Quando tiver tempo, faço algo que coloco em site de cursos.
Nesses Fóruns dão até desgosto, fora as pessoas "pedindo ajudas" para escolher a bicicleta que ele quer comprar....

Sobre a lubrificação dos cubos que usam esferas de cerâmica, se fossem de aço carbono ou inox poderia usar qualquer tipo de graxa ou lubrificação a seco, até aquele óleo  de máquina que nos anos 80 quando tu comprava uma bicicleta e vinha no manual  escrito até com aquela "marca famosa de óleo de máquina de costura"  tu podia e pode  usar nos cubos sem problemas, só estou usando a graxa e o nitrato pois as esferas são diferente, para terem uma ideia :Esferas de tungstênio(eram comuns em equipamentos de precisão que aqueciam muito e rolamentos de patins) nem lubrificação precisam, esferas  titânio a mesma coisa, só que componentes de titânio que tem movimentos, todo o mecanismo que ele tenha o movimento e sofra fricção tem que ser de titânio, se não o titânio vai "desgastar" a peça que ele fricciona,  nos anos 90 uma famosa fábrica de equipamentos de ciclismo fez uma corrente de titânio que simplesmente "Comia" a transmissão, a transmissão para não ser comida pela corrente de titânio devia ter as coroas, anéis do cassete e  roldanas do câmbio em titânio.
Titânio é um metal interessante, por exemplo existiam Aros de rodas dele, movimentos centrais de 34.7mm em titânio até quadros de titânio e do "nada" pararam de fabricar.
Até catracas de rosca  que era de titânio existiram, também pararam de fabricar.


Depois do trabalho de montar o eixo com as esferas para formar os rolamentos, vi que ficou curto após colocar a catraca de 8 velocidades....

Vou regular o eixo para que esteja certo, amanhã posto como ficou.

Ciclismo para mim fora mobilidade urbana não me trás nada, então às vezes me dão até riscos e irritações, que algum tipo de ganho, que seja,  "larguei mão" disso há anos !

Ciclismo não me deu absolutamente nada.


Até amanhã!