Eu!

Minha foto
Ex Programador.Ex IT Contractor.Hoje Artista, Terapias Alternativas e Revolucionário da minha própria vida!

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Post 30 de abril de 2021

Beleza!

Continuando a escrever sobre a roda vintage que tenho postado nos últimos dias.

Depois de abrir os rolamentos da roda vintage de road bike(speed) vintage que comprei e fazer a limpeza, como mostrei em outros posts os cones estavam com problemas de marcas de desgastes e "Grãos"(problema que acontece no processo  de calor na peça,  forja, compressão,  na têmpera, revenimento, etc...) então troquei os cones, eu tinha esse eixo grosso e o engraçado que ele é de uma roda de MTB dos anos 90 que comprei para um projeto elétrico a roda, tirei o eixo e guardei no diesel para limpeza, essa roda veio com eixo grosso o mesmo da roda traseira, para quem não sabe antigamente muitas bicicletas usavam nas duas rodas eixos  pra blocagem iguais, a diferença que os dianteiros eram mais curtos , as esferas dos rolamentos e bacias eram as mesmas na roda dianteira e na traseira.

Abaixo o eixo que veio na  roda em primeiro plano, depois o eixo  da roda  do projeto que é  é o eixo com o cone e porca.


Detalhes do cônico que eu vou usar.

Roda que comprei duas em um ferrovelho, uma usei em um projeto e essa dai vou usar em outro e preciso mandar o Torneiro fazer um eixo de  meio metro para colocar nela.

Ter ferramenta é bom, tenho várias.


Vi que tinha um eixo um pouco maior que o eixo que veio na roda vintage, como sou observador, vi que ele era curto, tanto que o do lado oposto a catraca ele estava faltando e o ferro do quick release(blocagem) era que estava pegando na gancheira, servindo de "eixo", do lado da catraca o eixo estava indo certo na base da gancheira, resolvi trocar por esse mais longo, as minhas bicicletas a maioria são de gancheiras em alumínio onde se colocam as rodas e elas tem que estar com a centralização e guarda-chuvas delas  regulados para elas, não são como as bicicletas de cromo e ferro mesmo com aquelas gancheiras que os eixos e rodas  podem ser regulados "deslizando e modulando elas"para centrar atrás da bicicleta, essas gancheiras do tipo "colocou a roda" e pouco se pode fazer?São horríveis!


Um lado do eixo estava com a rosca meio gasta em uma parte(eu usei esse eixo em um cubo adaptado que era de esferas soltas e coloquei rolamentos selados "prensados" nas bacias, então como não tenho morsa, fiz uma adaptação para travar o eixo e "refazer a rosca" na parte que estava com problemas, fiz isso usando um cônico, esse mesmo cônico entra de boa do outro lado, já fui metalúrgico e vi que o problema era de um lado só do eixo, mas  mesmo assim fiz o teste, então travei o eixo  e comecei a arrumar a rosca do lado que estava com problema.


Desmontei a armação que fiz para travar o eixo, refiz a rosca onde estava com problemas e aproveitei e travei o cônico com um espaçador em aço e a porca( é o lado direito do eixo), inclusive já fiz o primeiro tratamento na peça para deixar ela mais rígida e também contra corrosão 

Detalhes do eixo, vou fazer um segundo tratamento na peça antes de montar ele na roda.

Agora vou me despedindo, até segunda-feira!