Hoje faz 16 anos que entrei na Internet, creiam, as coisas mais idiotas e absurdas que vi e vivi, muitas delas vi e vivi com "gente de Internet".
Comprei o adaptador para usar na minha bicicleta com um gerador para carregar coisas como: Action Cam, Smartphone, lanternas, etc.... o meu outro era com duas portas e já que meu gerador é um motor DC de impressora e gera uma Corrente Medíocre com uma Tensão boa mas não adianta nada ter uma tensão boa e uma corrente baixa, ele consumia parte dos recursos do gerador, então era ruim, abaixo o adaptador 24 a 12V com saída de 1A.
Ele é bem reduzido e para mim ficará bom no meu projeto.
Bem pequeno, esta sobre uma mini-tabua que uso para fazer trabalhos manuais com ferragens.
Agora vou me despedindo, até amanhã!
Beleza!
Fiz os testes de geração e carregamentos com o motor transformado em gerador e com o adaptador, a carga foi medíocre ao carregar o meu smartphone, então além desse gerador gerar uma tensão boa a corrente depois que passa pelo adaptador é muito baixa!
O gerador gera uma tensão de mais de 12V tranquilamente e sem o adaptador chega aos 0.7A, mas como o adaptador que usei é de um circuito com duas portas uma de 5V e 1A e a outra de 5V e 2.1A , interessante que el liga já com 3V e o normal é que arme com 6V, certamente o adaptador esta consumindo muita energia, vou comprar um menor de uma porta USB só, eu tinha um que iria colocar aqui, mas acabou molhando, como estamos no Carnaval vou ver se a loja do Chinês esta aberta e compro um.
Esses adaptadores são feitos para carros , então a tensão de uma bateria de carro é 12V mas a corrente é alta e eles são feitos para esse uso.
Esse dai mesmo eu usava em um sistema que eu tinha de pedalar um alternador em uma bateria.
Abaixo o gerador que esta nessa posição provisória.
Abaixo o adaptador veicular, coloquei ele nessa necessaire para os testes.
Agora vou me despedindo, até amanhã!
Beleza!
Vou começar a postar sobre o carregador que fiz para baterias 18650 que usarei na minha bicicleta para uma viagem, como ele é um motor de impressora, que se entenda:Quando se usa um dispositivo "improvisado" para algo que ele não foi feito, não se deve esperar o mesmo desempenho daquilo que ele foi feito, então um motor de corrente continua girando ele, ele vira um gerador de energia mas ele não vai ser tão eficiente como um gerador que é feito para esse fim.
Existem outros motores que tem imãs e bobinas que girando eles, eles produzem corrente alternada como os motores de passo, mas esses costumam ter uma resistência um pouco pesada e não gira legal por exemplo em uma adaptação em roda de bicicleta e se tem que usar uma ponte retificadora CC>CA para se poder carregar baterias.
Peguei um motor que era de impressora e ele em geração gera uma tensão de no máximo 28Volts, esta ótimo, girando a roda da bicicleta como se estivesse pedalando em uma velocidade boa na casa dos 30KM/H dá coisa de 15V em vazio, acoplado a um adaptador que transforma de 12 a 24 Volts em 5Volts ele gera coisa de 12 Volts carregando um dispositivo(testei com uma powerbank e um celular no meu rolo de pedalar, coloquei a bike nele e coloquei os dispositivos para fazer a medição, esta muito bom, só que esse gerador a corrente dele é "medíocre" coisa de 0.7A, eu não tenho o alicate amperímetro e dá para medir isso usando essa função no multímetro até 10A, mas usei o meu smartphone fazendo cálculo, já que ele veio com um carregador de 5V e 1 A, e calculei a diferença entre os minutos que ele carrega cada traço da bateria(1%) com o carregador e com o gerador e deu coisa de 0.7A a corrente do gerador.
Motores grande antigos de multifuncionais e algumas impressoras chegam a 4A/h com uma tensão de 9 V.
Abaixo o gerador em que coloquei para os testes, ele não ficará ai, será colocado em uma ponta fixa sobre a roda dianteira, como o meu rolo de treinamento que usei é para a roda traseira girar coloquei ai, ficou bom para os testes, mas é improvisado.
Esse carregador tem vantagem em um sistema de bateria pré carregadas em casa, a energia que ele gera não é usada diretamente no adaptador para carregar por exemplo um smartphone, até esses sistemas de um gerador conectado a um adaptador é ruim, pois se você fica naquele "anda e para" por exemplo na bicicleta o dispositivo fica:Ligando e desligando o modolo de carregar no smartphone, isso é ruim, o bom é o gerador carregando uma bateria e mesmo que ela esteja carregada na bicicleta o adaptador ligado na bateria e esse tira a carga da bateria e envia ao Smartphone, é muito mais seguro ao smartphone que estar ligado em algo que "só carrega ao girar a roda", se fica:andando e parando= é ruim.
Se você tem uma bateria alimentada por um gerador e ela esteja carregada e servirá por exemplo para alimentar dispositivos em uma viagem, a energia gerada pelo gerador como no exemplo ao pedalar ficará sendo usada para parte dela tanto alimentar a bateria como os dispositivos quando ela estiver em movimento, é uma garantia você ter tanto como gerar energia como ter a bateria para usar.
Abaixo o adaptador de 12 a 24 V com saídas de 5V 1A e 5V 2A e o meu multímetro, coloquei um pequeno banco de capacitores para fazer outros testes.
Abaixo podemos ver meu powerbank, um celular que não foi o que usei no teste, o adaptador, o multimetro e os capacitores.
Sempre quando tenho tempo, faço algumas coisas, aplicando coisas que aprendi quando trabalhava com eletrônica e tecnologia.
Agora vou me despedindo, até segunda-feira.
Beleza!
Hoje escrevo sobre o consumo da minha lanterna que transformei em farol de bicicleta alimentada por uma bateria 18650 que esta em um case.
A bateria 18650 que coloquei no case ela estava com 2,55Volts é era uma célula de bateria de notebook que tirei faz tempo e estava parada, essa carga de 2.55V é baixa, dei carga nela usando um carregador e ela chegou aos 4.20V que é carga máxima dela, um dia depois ela estava mesmo parada e não ter usado nada nela em 4.13V, outro dia fiz um pedal que precisei usar o farol na ida e na volta deu nisso tudo: 1hora e 45 minutos, deixei o farol ligado em casa mais 15 minutos para eu saber qual seria o consumo em Volts em 2 horas e deu 0.07Volts!Sim o farol é econômico, Leds são diodos emissores de luz e são de ótima eficiência energética e baixíssimo consumo e excelente desempenho!
Uma coisa que morro de rir é ver "Professores Pardais" fazendo "Mega-Ultras Blasters-Ultrasevem da Silva" e vão testar tipo:Um gerador isso e aquilo e simplesmente testam com..Leds! Geradores são testados com luzes de filamentos para quem não sabe ou algum aparelho que consuma "carga"(Watts altos), testar algo com Leds como vejo em muitos casos no Youtube com leds, é praticamente testar algo em "vazio", não terá resistência eletromagnética entre outros fatores, fora outras "besteiras" não geram absolutamente nada de corrente, só tensão como o clássico "Motor de microondas"
Meu farol tem duas opções de usar as luzes em par ou em 2 pares juntos, uso com duas luzes(par) que tanto na estrada escura dá para eu ver bem o acostamento, como em uso urbano "sou visto", farol de bicicleta em uso urbano quase sempre é para ser 'visto".
Abaixo podemos ver e comprovar algo interessante em energia elétrica na quarta feira passada quando usei o farol, logo quando cheguei em casa somando o tempo que gastei na ida e volta usando o farol deu 1 hora e 45, deixei mais 15 minutos para arredondar as 2 horas e conferir qual seria o consumo nessas duas horas, fiz a medição e estava em 4.06V então o consumo do farol seria 0.07V, hoje quando fui ver qual é a carga da bateria e fazer esse post vi que estava em 4.08V, é algo simples um acumulador (bateria)quando é usado por um período longo, os átomos dele ainda estão "em atividade" digamos assim, quando se faz a medição nesse estado dá um resultado que muitas vezes depois em repouso dá outro, quase sempre depois dá um pouco mais.
Abaixo com o farol ligado e dá para se ver que realmente leds são muito econômicos.
Essa bateria 18650 por ter sido usada em uma bateria de notebook(comprei ela usada em uma assistência técnica com o pack de bateria mesmo de notebook), estava com uma carga baixa de 2.55V e foi carregada até os 4.20V pela idade dela e esses fatores, esta ótima!
Agora vou me despedindo, até amanhã!
Beleza!
Hoje vou postar o case que fiz para uma bateria 18650 terminado com a lanterna que transformei em farol para bicicleta.
Abaixo se vê em PVC o case com a bateria dentro dela em cima da mesa e abaixo vemos a lanterna que transformei em farol e esta fixada a mesa com uma cinta em PVC.
Aqui a lanterna fixada na mesa da bicicleta e o parafuso que segura ela na mesa já cortado e acabado.
Aqui a ponta do cabo para recarregar a bateria 18650, não achei nada para proteger os contatos dela, mas vou colocar algo, nem que tenha que forjar em plastico.
Amanhã vou escrever sobre o consumo da lanterna, carga e recarga da bateria, até manhã!