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Ex Programador.Ex IT Contractor.Hoje Artista, Terapias Alternativas e Revolucionário da minha própria vida!

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Post 28 de Fevereiro de 2019.

Beleza!

Hoje escrevo sobre o consumo da minha lanterna que transformei em farol de bicicleta alimentada por uma bateria 18650 que esta em um case.

A bateria  18650 que coloquei no case ela estava com 2,55Volts é era uma célula de bateria de notebook que tirei faz tempo e estava parada, essa carga de 2.55V é baixa, dei carga nela usando um carregador e ela chegou aos 4.20V que é carga máxima dela, um dia depois ela estava mesmo parada e não ter usado nada nela  em 4.13V, outro dia fiz um pedal que precisei usar o farol na ida e na volta deu nisso tudo: 1hora e 45 minutos, deixei o farol ligado em casa mais 15 minutos para eu saber qual seria o consumo em Volts em 2 horas e deu 0.07Volts!Sim o farol é econômico, Leds são diodos emissores de luz e são de ótima eficiência energética e baixíssimo consumo e excelente desempenho!

Uma coisa que morro de rir é ver "Professores Pardais" fazendo "Mega-Ultras Blasters-Ultrasevem da Silva" e vão testar tipo:Um gerador isso e aquilo e simplesmente testam com..Leds! Geradores são testados com luzes de filamentos para quem não sabe ou algum aparelho que consuma "carga"(Watts altos), testar algo com Leds como vejo em muitos casos no Youtube com leds, é praticamente testar algo em "vazio", não terá resistência eletromagnética entre outros fatores, fora outras "besteiras" não geram absolutamente nada de corrente, só tensão como o clássico "Motor de microondas"

Meu farol tem duas opções de usar as luzes em par ou em 2 pares juntos, uso com duas luzes(par)  que tanto na estrada escura dá para eu ver bem o acostamento, como em uso urbano "sou visto", farol de bicicleta em uso urbano quase sempre é  para ser 'visto".

Abaixo podemos ver e comprovar algo interessante em energia elétrica na quarta feira passada quando usei o farol, logo quando cheguei em casa somando o tempo que gastei na ida e volta usando o farol deu 1 hora e 45, deixei mais 15 minutos para arredondar as 2 horas e conferir qual seria o consumo nessas duas  horas,  fiz a medição e estava em 4.06V então  o consumo do farol seria 0.07V, hoje quando fui ver qual é a carga da bateria e fazer esse post vi que estava em 4.08V, é algo simples um acumulador (bateria)quando é usado por um período longo, os átomos dele ainda estão "em atividade" digamos assim, quando se faz a medição nesse estado dá um resultado  que muitas vezes depois em repouso dá outro, quase sempre depois dá um pouco mais.



Abaixo com o farol ligado e dá para se ver que realmente leds  são muito econômicos.


Essa bateria 18650 por ter sido usada em uma bateria de notebook(comprei ela usada em uma assistência técnica com o pack de bateria mesmo de notebook), estava com uma carga baixa de 2.55V e foi carregada até os 4.20V pela idade dela e esses fatores, esta ótima!

Agora vou me despedindo, até amanhã!

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Post 27 de Fevereiro de 2019.

Beleza!
Hoje vou postar o case que fiz para uma bateria 18650 terminado com a lanterna que transformei em farol para bicicleta.

Abaixo se vê em PVC  o case com a bateria dentro dela em cima da mesa e abaixo vemos a lanterna que transformei em farol e esta fixada a mesa com uma cinta em PVC.


Aqui a lanterna fixada na mesa da bicicleta e o parafuso que segura ela na mesa já cortado e acabado.

Aqui a ponta do cabo para recarregar a bateria 18650, não achei nada para proteger os contatos dela, mas vou colocar algo, nem que tenha que forjar em plastico.

Amanhã vou escrever sobre o consumo da lanterna, carga e recarga da bateria, até manhã!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Post 26 de Fevereiro de 2019.

Beleza!

Hoje vou mostrar a bateria que estava na lanterna, ela esta funcionando perfeitamente dá e descarrega cargas normalmente, o problema na minha lanterna foi a parte de carregar ela usando o plug da tomada  que não estava funcionando, então aproveitei a placa de circuito dela e as luzes e coloquei uma bateria 18650 externa em um case alimentando a lanterna que transformei em farol de bicicleta, como é algo estático, fixo que ficará na bicicleta sem problemas, mas confesso que fazer essa mudança na alimentação caso fosse para ser usada na "Mão" ai não ficaria legal.

Abaixo a bateria que é de chumbo-ácido , essas baterias creiam, elas duram muito no aspecto longevidade para uso, como podem ser reparadas e acrescentado água e o ácido, uma boa conservação garante a vida dela por anos, imagine as antigas baterias de carros que são iguais ao funcionamento dela, caso sejam bem mantidas duram anos, viaje para o Interior do Brasil e veja em auto elétricos e borracharias essas baterias alguma tem mais de 40 anos de uso, agora de alguns anos para cá "se inventou e modernizou" as tais baterias de gel, seladas etc.." aquilo ali tu não pode e dá para fazer manutenções, simplesmente usou e acabou sua vidá útil em recargas= Lixo!

Sim!A "Evolução o escambal a 4" nesse caso não é, foi e será "Bom para quem  compra isso", sem falar que desde "tempos imemoriais" as baterias eram acumuladores que podiam ser mantidos se fazendo suas manutenções periódicas e eram de chumbo-ácido.

Abaixo a bateria original que veio na lanterna:

Tirei os dois vedadores em borracha que selam a bateria.

A bateria deitada, a lanterna foi feita para ela ser deitada na placa.


Abaixo comparando a bateria de chumbo com uma bateria(Célula) 18650 que conserva e carrega muito mais carga que a bateria de chumbo, só que não dá para fazer a manutenção nela, deu problema?Oxidou?Flutuou?Etc?=Game Over!


Outra para poder comparar os tamanhos.

Agora vou me despedindo, até amanhã!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Post 25 de Fevereiro de 2019.

Beleza!

Hoje continuo a postar o case para bateria 18650 que eu reaproveitei de uma bateria de notebook e o meu farol que era uma lanterna, praticamente os serviços já acabaram.

Aqui podemos ver a lanterna que agora é um farol e a ponta do cabo USB, vou ver se acho aqui um plug USB para adaptar na bicicleta e plugar a ponta do cabo para ficar fixa sem ficar balançando na bicicleta, se não achar uso uma tira de borracha que dá certo também.



Abaixo o case da bateria  que é um tubo de PVC de 3/4 de polegada.


As pontas do parafuso de fixação e abaixo o parafuso que segura o ajuste do farol.

Agora vou me despedindo, até amanhã!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Post 22 de Fevereiro de 2019.

Beleza!

Hoje vou postar as fiações do case e lanterna que agora tem a função de farol na minha bicicleta sendo já acabadas e com as fitas isolantes nelas, aqui podemos ver o case que é um tubo de PVC de 3/4 de polegada na parte superior da mesa da bicicleta.


Aqui o case com os fios e essa parte mais grossa que tem a fita isolante nele existe um diodo que a função dele é passar só a energia do cabo do carregador para o case então ele esta ali como um isolante para que quando estiver acoplado o cabo a bateria para recarregar a energia da bateria não "volte para o carregador" já que é uma bateria que funcionava como célula com mais 5 em uma bateria de notebook e na bateria de notebook entre outras coisa na placa que tem nela existe um elemento que não deixa a energia das células voltar para o carregador dela.



Abaixo podemos ver que o sistema foi muito bem isolado as juntas com a fita isolante e podemos ver a fita de PVC que na parte debaixo dela ela segura a lanterna que agora é um farol, preciso serrar parte do parafuso já que esta grande.

Agora vou me despedindo, até segunda-feira!