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Ex Programador.Ex IT Contractor.Hoje Artista, Terapias Alternativas e Revolucionário da minha própria vida!

terça-feira, 27 de abril de 2021

Post 28 de abril de 2021.

  Beleza!

Mais fotos da roda 700 vintage que comprei há alguns dias e que tenho postado em post anteriores tanto ela como as outras que comprei.

Como escrevi ontem, hoje escreveria sobre os cônicos e anel de esferas em aço carbono (Pude observar que só um apresentava esse problema nas esferas, o interessante que os  dois anéis de esferas são iguais, mas um tem esferas de aço inox e o outro não, o outro é aço carbono mesmo!) de esfera, abaixo os  cônicos e podem ver que neles existem "ranhuras" nas pistas onde as esferas tocam e existem isso só em partes das pistas, nas outras não, como fui metalúrgico, vou tentar escrever na forma mais " simples possível",  tecnicamente isso é uma "porca", então o processo mais comum de fazer uma porca, se usa o fio máquina, ele é aquecido se usa um processo com mecanismo hidráulico que "força" um pedaço do fio maquina cortado em barra, depois  se faz a rosca em outra máquina com a "Futura porca" ainda quente,mas não tão quente quando foi feita  na qual existe o arrefecimento tanto da "Futura" porca como também a ferramenta que faz a rosca usando um óleo que  arrefece(diminui a temperatura) tanto da futura porca como a ferramenta que faz a rosca e esse óleo se faz "uma meia tempera" na "Futura" porca, depois a peça vai para um forno fazer o revenimento da porca, agora eu não sei se a parte cônica dessas porcas cônicas são feitas na hora que o fio máquina esta em forma de barra e é "prensado" na forma pelo mecanismo mecânico hidráulico ou a ar, ou é feita a porca e depois é prensada e feito o cone ou ainda se é feita a porca e depois é torneada, de qualquer forma acredito que  ela é o cone é feito sem ter sido feita a têmpera e revenida, pois o aço fica muito duro caso acontecesse isso e é  acredito que daria muito trabalho.

Acredito que mesmo estando os cones assim não prejudica muito a fluidez do giro, mas comprei esferas de cerâmica  nos Estados Unidos como escrevi há alguns dias atrás e meus parentes que moram lá me enviaram e recebi, vou trocar por elas, quando for colocar as esferas de cerâmica eu fotografo, tem um cor interessante elas.


Então acredito que esses cones passaram por um processo na qual o aço sofreu um esfriamento muito rápido e "Granulou"(grãos) como podemos ver neles e não foi feito o revenimento neles.

Tanto nos anéis de rolamentos em aço inox como o de aço carbono os dois cones apresentam esses problemas, então as esferas ao rolarem nas pistas dos cones os cones foram desbastados pois já tinham neles as fissuras, essas fissuras ao meu ver foram por resfriamento rápido, se fosse aço inox ou mesmo aço carbono devidamente tratado, isso não aconteceria.


Em marcas de ciclismo "famosas" que usam nos eixos das rodas= Eixo, bacias, esferas soltas ou em anéis, cones,contra porcas e espaçadores, isso praticamente "Nunca acontece", são de excelentes qualidades.

Existem cubos de grandes marcas que eles duram a vida toda, as bacias são de um aço que nada "marca" elas, as esferas rolam nelas e nada acontece, os cones e esferas duram a vida toda.




Abaixo os detalhes da "Granulação" aparecendo nos cones onde são as pistas das esferas.




Abaixo o anel de esferas que não era em aço inox as esferas! O do outro lado eram todos de inox, sem ranhuras, sem nada! Só que o anel soltou as esferas e os dois anéis eram iguaizinhos, só que um era de aço carbono e o outro aço inox, vai entender?


Essas esferas acredito que foram feitas e não receberam tratamento térmico ou tratamento com algum elemento nenhum, simplesmente são"aço carbono"











Abaixo uma esfera que é aço inox e estava do outro lado em outra bacia, todas as esferas de aço inox estavam perfeitas!

Amanhã fotografo as de aço inox e as de carbono para vocês verem.

Até amanhã!






segunda-feira, 26 de abril de 2021

Post 27 de abril de 2021.

 Beleza!

Mais fotos da roda 700 vintage que comprei há alguns dias e que tenho postado em post anteriores tanto ela como as outras que comprei.

Depois que retirei a catraca, desmontei o eixo, podem ver o anel de esferas na bacia de rolamento.




Abaixo podemos ver os elementos do eixo traseiro e também o eixo, me chamou a atenção as péssimas esferas que fazem parte dos dois anéis de esferas  dessa roda, um dos anéis de esferas até estava "soltando as esferas.
Amanhã falarei das esferas  e também dos cônicos.



As duas bacias estão boas sem trincas ou "marcas" nas pistas onde as esferas correm.

Bacia do lado da rosca para colocar a catraca.

Até amanhã!


domingo, 25 de abril de 2021

Post 26 de abril de 2021.

 Beleza!

Mais fotos da roda 700 vintage que comprei há alguns dias e que tenho postado em post anteriores tanto ela como as outras que comprei.

Agora vou tirar a catraca com o extrator para revisar os cubos e o sistema do eixo.

Vou limpar também essa catraca já que ela esta bem suja, como fui metalúrgico vou fazer alguns processos nela


Soltando a porca que segura um espaçador do eixo.



Como extrator dentro da catraca e com o eixo no meio.


Ela está bem suja, mas vou deixar ela praticamente nova.


São 8 velocidades de 13 a 21 dentes(bem reduzida)



É muito bom ter um tubo para usar melhor o "efeito alavanca" colocando ele no cabo de alguma ferramenta, usar luvas e EPI também é sempre importante.

Até amanhã!

sexta-feira, 23 de abril de 2021

Post 23 de abril de 2021.

Beleza!

Hoje das rodas vintages que comprei vou mostrar essa abaixo que tem um cubo com esferas soltas e veio com uma catraca também de 8 velocidades 13/21, testei ela para ver o enquadramento nessa minha bicicleta speed, inclusive usei o STI dela e casou perfeitamente as 8 velocidades, já que meu STI é Utegra  2X8 , a roda vem com aro 700X14mm, com raios de inox de 2mm.




Eu gosto de customizar minhas coisas e furei o câmbio traseiro, mudei a blocagem e coloquei uma bem mais leve 45 gramas.

Vou desmontar o eixo traseiro e limpar tudo, também vou tirar a catraca e fazer a limpeza e depois a lubrificação, como tenho parentes nos Estados Unidos comprei esferas de cerâmica , vou instalar elas, tinha as opções de  aço, que são as mesmas que se compra aqui e de tungstênio.
Para quem ler esse post caso se tiver  interesse  em conhecer, digite nos sites de buscas : hub bicycle ceramic ball e  rear hub  tungsten bearing  ball  bicycle as medidas dessas esferas são padrão para aqueles cubos que usam esferas e são de 28, 32 e 36 furos(esferas grandes), aquelas rodas "montadas" de fábricas que são= leves e aerodinâmicas e se compra "Montadas", não iguais a minha que se compra= o cubo, os raios e o aro,  de fabricantes de componentes de ciclismo que fazem rodas "Prontas" de fábricas e que usam 21,  24, 18, e 16 raios nas rodas traseiras e usam esferas soltas, nem todas usam essas esferas "soltas" que escrevi anteriormente= "Grandes",  muitos deles usam aquelas esferas menores em rodas traseiras que usam bacias, cones, contra porcas e eixos, são esferas pequenas em muitos casos iguais a de rodas dianteiras e em muitos casos essas esferas pequenas estão em "anéis". 
Fora as rodas que usam rolamentos "selados"(Rolimã mesmo, o termo em inglês é "Cartridge bearing") e logicamente são feitos para cubos que trabalham com eles, não  cubos feitos para trabalhar com: "esferas soltas" ou "esferas em anéis"
Depois vou mostrar quando abrir o cubo a troca das esferas, para uma roda vintage vai ficar legal!
No Brasil se acha essas esferas em cerâmicas, só que pelo que vi custam 3 vezes mais que paguei nos Estados Unidos. 


Bonito o alumínio polido do cubo,  vou dar uma melhor polida nele, vou depois dar um trato nos raios de inox com polimento sem usar nada abrasivo(eu já fui metalúrgico) 

Até segunda-feira.

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Post 22 de abril de 2021.

 Beleza!

Ontem quando fui fazer um hepl desk, por volta das 5:10 da manhã estava na Avenida Luiz Dumont Villares e passei sobre um"calombo" digamos assim, um tipo de "morrinho" e desalinhou a minha roda dianteira, tenho o costume de não correr em São Paulo, principalmente quando esta escuro, que chatice! Ai a roda ficou "meio ovalada", é uma roda  que comprei esses dias no estilo vintage e  postei até ela aqui, que chato!

Como sou ciclista há anos e foi na roda dianteira, usei um artificio de "tentar dar uma remediada" que é inverter o sentido de giro da roda, quase sempre isso dá certo, pois a passada no "morrinho" não foi muito forte, fiz isso, como ela tem um imã para o sensor do ciclocomputador, nem liguei depois no meu trabalho coloquei o imã para o sensor poder "ler ele".

Abaixo todas as fotos quando retornei e na minha casa, o meu "Castelo".

Ganhei um vinho e coloquei ele no porta caramanhola.




Podem ver que a roda esta com a banda no sentido contrário, pois virei a roda para girar ao contrário da pancada.
Vejam que estou rodando com pneu 700X28 na roda dianteira e que isso certamente absorveu bem o impacto, sem falar que essa roda  é 700X14 com liga de alumínio forte, se fosse a roda 700X19, o dano seria menor, os raios são 2mm em inox.


Depois vou pegar a chave do raios e vou tentar dar uma arrumada na roda.

Agora à tarde pedalando com outra bicicleta minha no rolo, vi que o ciclocomputador dele "parou" fui ver e o imã estava meio "pulando no raio", tentei fazer um ajuste e o suporte do imã quebrou, como podem ver na foto, que chatice! Arrumei outro imã.





Até amanhã!