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Ex Programador.Ex IT Contractor.Hoje Artista, Terapias Alternativas e Revolucionário da minha própria vida!

domingo, 25 de abril de 2021

Post 26 de abril de 2021.

 Beleza!

Mais fotos da roda 700 vintage que comprei há alguns dias e que tenho postado em post anteriores tanto ela como as outras que comprei.

Agora vou tirar a catraca com o extrator para revisar os cubos e o sistema do eixo.

Vou limpar também essa catraca já que ela esta bem suja, como fui metalúrgico vou fazer alguns processos nela


Soltando a porca que segura um espaçador do eixo.



Como extrator dentro da catraca e com o eixo no meio.


Ela está bem suja, mas vou deixar ela praticamente nova.


São 8 velocidades de 13 a 21 dentes(bem reduzida)



É muito bom ter um tubo para usar melhor o "efeito alavanca" colocando ele no cabo de alguma ferramenta, usar luvas e EPI também é sempre importante.

Até amanhã!

sexta-feira, 23 de abril de 2021

Post 23 de abril de 2021.

Beleza!

Hoje das rodas vintages que comprei vou mostrar essa abaixo que tem um cubo com esferas soltas e veio com uma catraca também de 8 velocidades 13/21, testei ela para ver o enquadramento nessa minha bicicleta speed, inclusive usei o STI dela e casou perfeitamente as 8 velocidades, já que meu STI é Utegra  2X8 , a roda vem com aro 700X14mm, com raios de inox de 2mm.




Eu gosto de customizar minhas coisas e furei o câmbio traseiro, mudei a blocagem e coloquei uma bem mais leve 45 gramas.

Vou desmontar o eixo traseiro e limpar tudo, também vou tirar a catraca e fazer a limpeza e depois a lubrificação, como tenho parentes nos Estados Unidos comprei esferas de cerâmica , vou instalar elas, tinha as opções de  aço, que são as mesmas que se compra aqui e de tungstênio.
Para quem ler esse post caso se tiver  interesse  em conhecer, digite nos sites de buscas : hub bicycle ceramic ball e  rear hub  tungsten bearing  ball  bicycle as medidas dessas esferas são padrão para aqueles cubos que usam esferas e são de 28, 32 e 36 furos(esferas grandes), aquelas rodas "montadas" de fábricas que são= leves e aerodinâmicas e se compra "Montadas", não iguais a minha que se compra= o cubo, os raios e o aro,  de fabricantes de componentes de ciclismo que fazem rodas "Prontas" de fábricas e que usam 21,  24, 18, e 16 raios nas rodas traseiras e usam esferas soltas, nem todas usam essas esferas "soltas" que escrevi anteriormente= "Grandes",  muitos deles usam aquelas esferas menores em rodas traseiras que usam bacias, cones, contra porcas e eixos, são esferas pequenas em muitos casos iguais a de rodas dianteiras e em muitos casos essas esferas pequenas estão em "anéis". 
Fora as rodas que usam rolamentos "selados"(Rolimã mesmo, o termo em inglês é "Cartridge bearing") e logicamente são feitos para cubos que trabalham com eles, não  cubos feitos para trabalhar com: "esferas soltas" ou "esferas em anéis"
Depois vou mostrar quando abrir o cubo a troca das esferas, para uma roda vintage vai ficar legal!
No Brasil se acha essas esferas em cerâmicas, só que pelo que vi custam 3 vezes mais que paguei nos Estados Unidos. 


Bonito o alumínio polido do cubo,  vou dar uma melhor polida nele, vou depois dar um trato nos raios de inox com polimento sem usar nada abrasivo(eu já fui metalúrgico) 

Até segunda-feira.

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Post 22 de abril de 2021.

 Beleza!

Ontem quando fui fazer um hepl desk, por volta das 5:10 da manhã estava na Avenida Luiz Dumont Villares e passei sobre um"calombo" digamos assim, um tipo de "morrinho" e desalinhou a minha roda dianteira, tenho o costume de não correr em São Paulo, principalmente quando esta escuro, que chatice! Ai a roda ficou "meio ovalada", é uma roda  que comprei esses dias no estilo vintage e  postei até ela aqui, que chato!

Como sou ciclista há anos e foi na roda dianteira, usei um artificio de "tentar dar uma remediada" que é inverter o sentido de giro da roda, quase sempre isso dá certo, pois a passada no "morrinho" não foi muito forte, fiz isso, como ela tem um imã para o sensor do ciclocomputador, nem liguei depois no meu trabalho coloquei o imã para o sensor poder "ler ele".

Abaixo todas as fotos quando retornei e na minha casa, o meu "Castelo".

Ganhei um vinho e coloquei ele no porta caramanhola.




Podem ver que a roda esta com a banda no sentido contrário, pois virei a roda para girar ao contrário da pancada.
Vejam que estou rodando com pneu 700X28 na roda dianteira e que isso certamente absorveu bem o impacto, sem falar que essa roda  é 700X14 com liga de alumínio forte, se fosse a roda 700X19, o dano seria menor, os raios são 2mm em inox.


Depois vou pegar a chave do raios e vou tentar dar uma arrumada na roda.

Agora à tarde pedalando com outra bicicleta minha no rolo, vi que o ciclocomputador dele "parou" fui ver e o imã estava meio "pulando no raio", tentei fazer um ajuste e o suporte do imã quebrou, como podem ver na foto, que chatice! Arrumei outro imã.





Até amanhã!

quarta-feira, 21 de abril de 2021

Post 21 de abril de 2021.

 Beleza!

Continuando a postar as rodas vintage's de speed que comprei, como postei esses dias e ontem em especial essa roda, coloquei um protetor de raios, que é um disco quase sempre de nylon que evita que o câmbio bata nos raios e quebre tanto o câmbio como os raios.




Esse protetor eu tirei o núcleo dele que era em ferro, um tipo de lata para usar em um projeto em uma bicicleta que faço exercícios no rolo de treinamento.

Ai usei fios de  cobre para fixar a peça, se tivesse a peça de lata, não precisava, mas tenho outro disco aqui, protetor de raios e câmbio que quando for revisar a outra roda mostro aqui quando for instalar ele




Roda com aro 700X14mm

Vou usar essa roda com pneus mais largos em bicicleta hibrida.









terça-feira, 20 de abril de 2021

Post 20 de abril de 2021.

 Beleza!

Continuando a postar as rodas vintage's de speed que comprei, agora uma das rodas traseiras, comprei duas e as duas vieram com catracas de 8 velocidades 13/21, relação bem reduzida, eu mesmo nisso prefiro algo como 12 ou 13/25 de 7 velocidades que isso, eu tenho uma Sachs que comprei nos anos 90 de 8 velocidades 12/21, sempre gostei de transmissões que usam correntes até 8 velocidades(antigamente só existiam elas) pois, duram muito!

Amanhã escrevo e dou exemplos práticos com isso de "escalonamento" nos cogs, que sinceramente é algo mais recente, antes existiam "pulos" grandes nos cogs e as marchas eram bem mais simples e otimizadas, não dá para entender uma road bike hoje ter uma transmissão que vai tipo de 11 a 28 ou 32 em 10 Cogs com pulos entre o numero de dentes tão próximos!

O mais engraçado isso tudo com "corrente mais fina"= dura muito menos!

Quando começaram a afinar as correntes tive uma transmissão 2X9  que a corrente durou 1.500KM! Fiquei fulo, tanto que eu vendi a bicicleta que estava com ela.

Abaixo vemos a catraca com o extrator dentro dela, como essas rodas que comprei acredito que estavam paradas há algum tempo, passei um produto para facilitar a soltura da catraca.

Esse tipo de catraca em quadros de alumínio muitas vezes não ficam legais, pois eles são largos, para se ter 8 velocidades usando correntes para até 8 velocidades(elas são mais grossas que as de 9, 10, 11 e 12 e essas existem diferenças entre elas também nas larguras delas) são mais  para cromo, pois a largura deles é maior que a maioria dos quadros de alumínio que são mais "justos"(apertados) 





É uma catraca que dos 8 cogs, 2 são soltos na base da engrenagem se tem uma porca grande que travam esses dois cogs, nos anos 80 e 90 existiam mecanismos de catraca mesmo, que se  soltavam todos os cogs da base.

Tenho várias ferramentas há anos, essa catraca ai não é a mesma das fotos anteriores, mas é o mesmo modelo dela,  postei essa foto para mostrar a chave inglesa com um tubo que melhora  o efeito alavanca para retirar a catraca com o extrator.
Uso sempre equipamentos de proteção como:luvas, óculos, etc...

Até amanhã!