Eu!

Minha foto
Ex Programador.Ex IT Contractor.Hoje Artista, Terapias Alternativas e Revolucionário da minha própria vida!

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Post 30 de abril de 2021

Beleza!

Continuando a escrever sobre a roda vintage que tenho postado nos últimos dias.

Depois de abrir os rolamentos da roda vintage de road bike(speed) vintage que comprei e fazer a limpeza, como mostrei em outros posts os cones estavam com problemas de marcas de desgastes e "Grãos"(problema que acontece no processo  de calor na peça,  forja, compressão,  na têmpera, revenimento, etc...) então troquei os cones, eu tinha esse eixo grosso e o engraçado que ele é de uma roda de MTB dos anos 90 que comprei para um projeto elétrico a roda, tirei o eixo e guardei no diesel para limpeza, essa roda veio com eixo grosso o mesmo da roda traseira, para quem não sabe antigamente muitas bicicletas usavam nas duas rodas eixos  pra blocagem iguais, a diferença que os dianteiros eram mais curtos , as esferas dos rolamentos e bacias eram as mesmas na roda dianteira e na traseira.

Abaixo o eixo que veio na  roda em primeiro plano, depois o eixo  da roda  do projeto que é  é o eixo com o cone e porca.


Detalhes do cônico que eu vou usar.

Roda que comprei duas em um ferrovelho, uma usei em um projeto e essa dai vou usar em outro e preciso mandar o Torneiro fazer um eixo de  meio metro para colocar nela.

Ter ferramenta é bom, tenho várias.


Vi que tinha um eixo um pouco maior que o eixo que veio na roda vintage, como sou observador, vi que ele era curto, tanto que o do lado oposto a catraca ele estava faltando e o ferro do quick release(blocagem) era que estava pegando na gancheira, servindo de "eixo", do lado da catraca o eixo estava indo certo na base da gancheira, resolvi trocar por esse mais longo, as minhas bicicletas a maioria são de gancheiras em alumínio onde se colocam as rodas e elas tem que estar com a centralização e guarda-chuvas delas  regulados para elas, não são como as bicicletas de cromo e ferro mesmo com aquelas gancheiras que os eixos e rodas  podem ser regulados "deslizando e modulando elas"para centrar atrás da bicicleta, essas gancheiras do tipo "colocou a roda" e pouco se pode fazer?São horríveis!


Um lado do eixo estava com a rosca meio gasta em uma parte(eu usei esse eixo em um cubo adaptado que era de esferas soltas e coloquei rolamentos selados "prensados" nas bacias, então como não tenho morsa, fiz uma adaptação para travar o eixo e "refazer a rosca" na parte que estava com problemas, fiz isso usando um cônico, esse mesmo cônico entra de boa do outro lado, já fui metalúrgico e vi que o problema era de um lado só do eixo, mas  mesmo assim fiz o teste, então travei o eixo  e comecei a arrumar a rosca do lado que estava com problema.


Desmontei a armação que fiz para travar o eixo, refiz a rosca onde estava com problemas e aproveitei e travei o cônico com um espaçador em aço e a porca( é o lado direito do eixo), inclusive já fiz o primeiro tratamento na peça para deixar ela mais rígida e também contra corrosão 

Detalhes do eixo, vou fazer um segundo tratamento na peça antes de montar ele na roda.

Agora vou me despedindo, até segunda-feira!

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Post 29 de abril de 2021.

 Beleza 

Mais fotos da roda de aro 700 vintage que comprei, agora vou mostrar as esferas de cerâmica que comprei Nos Estados Unidos.

Abaixo os rolamentos quando comecei a fazer a revisão do cubo traseiro e quando abri ele.


Rolamentos de anéis de esferas dessa forma não gosto, eram os que vieram na roda e até mostrei esses dias que um tinha esferas em inox e o outro em aço carbono comum, e os anéis eram iguais como podem ver na foto!
A de inox estavam soltas na bacia, ai "arrumei elas" no anel de novo, por isso ele esta meio deformado, vou trocar como escrevi por de cerâmica.


Abaixo as fotos das esferas para comparação, as esferas no centro são de aço inox, na esquerda delas  são de cerâmica e  as na direita são de aço carbono, as de cerâmica serão as que colocarei no cubo da roda traseira, coloquei só 3  esferas de cada tipo, pois minha casa  é complicado tirar fotos e mesmo assim tenho que usar o flash




A cor das esferas de cerâmica  tem uma cor bonita como podem ver,  meus parentes me mandaram dos Estados Unidos  e chega rápido aqui, o interessante que custa 1/3 do valor das que se vendem aqui, fui ver o valor, além dos Americanos terem um poder de compra bem maior que o nosso ainda lá é mais barato que aqui e não são "Made in....." são feitas nos Estados Unidos mesmo, os Estados Unidos para produtos de alta tecnologia, valores agregados e coisas assim  eles não mudaram nada para lugares de mão de obra mais barata de industria de ponta.

Interessante que  rolamentos aqueles mais usados em máquinas, veículos etc.... Suecos, Alemães e Japoneses são lideres nesses tipo de rolamentos, há muitos anos comprei uma roda de bicicleta de carbono com os aros em alumínio que os rolamentos eram selados e Suecos, eram industriais mesmo 6200 de aço e retentores de nylon.

Esses rolamentos também hoje se pode comprar em cerâmica.

Existem rolamento selados, em anéis e esferas mesmo de cerâmica que são feitos em outros lugares do Mundo por diversas  Empresas, também recebi a graxa para esses tipo de esferas, é bom ter parentes ainda mais morando no Exterior e mandam coisas que aqui são bem caras.

Amanhã vou começar a montar o eixo com os rolamentos na roda



Até amanhã!

terça-feira, 27 de abril de 2021

Post 28 de abril de 2021.

  Beleza!

Mais fotos da roda 700 vintage que comprei há alguns dias e que tenho postado em post anteriores tanto ela como as outras que comprei.

Como escrevi ontem, hoje escreveria sobre os cônicos e anel de esferas em aço carbono (Pude observar que só um apresentava esse problema nas esferas, o interessante que os  dois anéis de esferas são iguais, mas um tem esferas de aço inox e o outro não, o outro é aço carbono mesmo!) de esfera, abaixo os  cônicos e podem ver que neles existem "ranhuras" nas pistas onde as esferas tocam e existem isso só em partes das pistas, nas outras não, como fui metalúrgico, vou tentar escrever na forma mais " simples possível",  tecnicamente isso é uma "porca", então o processo mais comum de fazer uma porca, se usa o fio máquina, ele é aquecido se usa um processo com mecanismo hidráulico que "força" um pedaço do fio maquina cortado em barra, depois  se faz a rosca em outra máquina com a "Futura porca" ainda quente,mas não tão quente quando foi feita  na qual existe o arrefecimento tanto da "Futura" porca como também a ferramenta que faz a rosca usando um óleo que  arrefece(diminui a temperatura) tanto da futura porca como a ferramenta que faz a rosca e esse óleo se faz "uma meia tempera" na "Futura" porca, depois a peça vai para um forno fazer o revenimento da porca, agora eu não sei se a parte cônica dessas porcas cônicas são feitas na hora que o fio máquina esta em forma de barra e é "prensado" na forma pelo mecanismo mecânico hidráulico ou a ar, ou é feita a porca e depois é prensada e feito o cone ou ainda se é feita a porca e depois é torneada, de qualquer forma acredito que  ela é o cone é feito sem ter sido feita a têmpera e revenida, pois o aço fica muito duro caso acontecesse isso e é  acredito que daria muito trabalho.

Acredito que mesmo estando os cones assim não prejudica muito a fluidez do giro, mas comprei esferas de cerâmica  nos Estados Unidos como escrevi há alguns dias atrás e meus parentes que moram lá me enviaram e recebi, vou trocar por elas, quando for colocar as esferas de cerâmica eu fotografo, tem um cor interessante elas.


Então acredito que esses cones passaram por um processo na qual o aço sofreu um esfriamento muito rápido e "Granulou"(grãos) como podemos ver neles e não foi feito o revenimento neles.

Tanto nos anéis de rolamentos em aço inox como o de aço carbono os dois cones apresentam esses problemas, então as esferas ao rolarem nas pistas dos cones os cones foram desbastados pois já tinham neles as fissuras, essas fissuras ao meu ver foram por resfriamento rápido, se fosse aço inox ou mesmo aço carbono devidamente tratado, isso não aconteceria.


Em marcas de ciclismo "famosas" que usam nos eixos das rodas= Eixo, bacias, esferas soltas ou em anéis, cones,contra porcas e espaçadores, isso praticamente "Nunca acontece", são de excelentes qualidades.

Existem cubos de grandes marcas que eles duram a vida toda, as bacias são de um aço que nada "marca" elas, as esferas rolam nelas e nada acontece, os cones e esferas duram a vida toda.




Abaixo os detalhes da "Granulação" aparecendo nos cones onde são as pistas das esferas.




Abaixo o anel de esferas que não era em aço inox as esferas! O do outro lado eram todos de inox, sem ranhuras, sem nada! Só que o anel soltou as esferas e os dois anéis eram iguaizinhos, só que um era de aço carbono e o outro aço inox, vai entender?


Essas esferas acredito que foram feitas e não receberam tratamento térmico ou tratamento com algum elemento nenhum, simplesmente são"aço carbono"











Abaixo uma esfera que é aço inox e estava do outro lado em outra bacia, todas as esferas de aço inox estavam perfeitas!

Amanhã fotografo as de aço inox e as de carbono para vocês verem.

Até amanhã!






segunda-feira, 26 de abril de 2021

Post 27 de abril de 2021.

 Beleza!

Mais fotos da roda 700 vintage que comprei há alguns dias e que tenho postado em post anteriores tanto ela como as outras que comprei.

Depois que retirei a catraca, desmontei o eixo, podem ver o anel de esferas na bacia de rolamento.




Abaixo podemos ver os elementos do eixo traseiro e também o eixo, me chamou a atenção as péssimas esferas que fazem parte dos dois anéis de esferas  dessa roda, um dos anéis de esferas até estava "soltando as esferas.
Amanhã falarei das esferas  e também dos cônicos.



As duas bacias estão boas sem trincas ou "marcas" nas pistas onde as esferas correm.

Bacia do lado da rosca para colocar a catraca.

Até amanhã!


domingo, 25 de abril de 2021

Post 26 de abril de 2021.

 Beleza!

Mais fotos da roda 700 vintage que comprei há alguns dias e que tenho postado em post anteriores tanto ela como as outras que comprei.

Agora vou tirar a catraca com o extrator para revisar os cubos e o sistema do eixo.

Vou limpar também essa catraca já que ela esta bem suja, como fui metalúrgico vou fazer alguns processos nela


Soltando a porca que segura um espaçador do eixo.



Como extrator dentro da catraca e com o eixo no meio.


Ela está bem suja, mas vou deixar ela praticamente nova.


São 8 velocidades de 13 a 21 dentes(bem reduzida)



É muito bom ter um tubo para usar melhor o "efeito alavanca" colocando ele no cabo de alguma ferramenta, usar luvas e EPI também é sempre importante.

Até amanhã!

sexta-feira, 23 de abril de 2021

Post 23 de abril de 2021.

Beleza!

Hoje das rodas vintages que comprei vou mostrar essa abaixo que tem um cubo com esferas soltas e veio com uma catraca também de 8 velocidades 13/21, testei ela para ver o enquadramento nessa minha bicicleta speed, inclusive usei o STI dela e casou perfeitamente as 8 velocidades, já que meu STI é Utegra  2X8 , a roda vem com aro 700X14mm, com raios de inox de 2mm.




Eu gosto de customizar minhas coisas e furei o câmbio traseiro, mudei a blocagem e coloquei uma bem mais leve 45 gramas.

Vou desmontar o eixo traseiro e limpar tudo, também vou tirar a catraca e fazer a limpeza e depois a lubrificação, como tenho parentes nos Estados Unidos comprei esferas de cerâmica , vou instalar elas, tinha as opções de  aço, que são as mesmas que se compra aqui e de tungstênio.
Para quem ler esse post caso se tiver  interesse  em conhecer, digite nos sites de buscas : hub bicycle ceramic ball e  rear hub  tungsten bearing  ball  bicycle as medidas dessas esferas são padrão para aqueles cubos que usam esferas e são de 28, 32 e 36 furos(esferas grandes), aquelas rodas "montadas" de fábricas que são= leves e aerodinâmicas e se compra "Montadas", não iguais a minha que se compra= o cubo, os raios e o aro,  de fabricantes de componentes de ciclismo que fazem rodas "Prontas" de fábricas e que usam 21,  24, 18, e 16 raios nas rodas traseiras e usam esferas soltas, nem todas usam essas esferas "soltas" que escrevi anteriormente= "Grandes",  muitos deles usam aquelas esferas menores em rodas traseiras que usam bacias, cones, contra porcas e eixos, são esferas pequenas em muitos casos iguais a de rodas dianteiras e em muitos casos essas esferas pequenas estão em "anéis". 
Fora as rodas que usam rolamentos "selados"(Rolimã mesmo, o termo em inglês é "Cartridge bearing") e logicamente são feitos para cubos que trabalham com eles, não  cubos feitos para trabalhar com: "esferas soltas" ou "esferas em anéis"
Depois vou mostrar quando abrir o cubo a troca das esferas, para uma roda vintage vai ficar legal!
No Brasil se acha essas esferas em cerâmicas, só que pelo que vi custam 3 vezes mais que paguei nos Estados Unidos. 


Bonito o alumínio polido do cubo,  vou dar uma melhor polida nele, vou depois dar um trato nos raios de inox com polimento sem usar nada abrasivo(eu já fui metalúrgico) 

Até segunda-feira.

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Post 22 de abril de 2021.

 Beleza!

Ontem quando fui fazer um hepl desk, por volta das 5:10 da manhã estava na Avenida Luiz Dumont Villares e passei sobre um"calombo" digamos assim, um tipo de "morrinho" e desalinhou a minha roda dianteira, tenho o costume de não correr em São Paulo, principalmente quando esta escuro, que chatice! Ai a roda ficou "meio ovalada", é uma roda  que comprei esses dias no estilo vintage e  postei até ela aqui, que chato!

Como sou ciclista há anos e foi na roda dianteira, usei um artificio de "tentar dar uma remediada" que é inverter o sentido de giro da roda, quase sempre isso dá certo, pois a passada no "morrinho" não foi muito forte, fiz isso, como ela tem um imã para o sensor do ciclocomputador, nem liguei depois no meu trabalho coloquei o imã para o sensor poder "ler ele".

Abaixo todas as fotos quando retornei e na minha casa, o meu "Castelo".

Ganhei um vinho e coloquei ele no porta caramanhola.




Podem ver que a roda esta com a banda no sentido contrário, pois virei a roda para girar ao contrário da pancada.
Vejam que estou rodando com pneu 700X28 na roda dianteira e que isso certamente absorveu bem o impacto, sem falar que essa roda  é 700X14 com liga de alumínio forte, se fosse a roda 700X19, o dano seria menor, os raios são 2mm em inox.


Depois vou pegar a chave do raios e vou tentar dar uma arrumada na roda.

Agora à tarde pedalando com outra bicicleta minha no rolo, vi que o ciclocomputador dele "parou" fui ver e o imã estava meio "pulando no raio", tentei fazer um ajuste e o suporte do imã quebrou, como podem ver na foto, que chatice! Arrumei outro imã.





Até amanhã!

quarta-feira, 21 de abril de 2021

Post 21 de abril de 2021.

 Beleza!

Continuando a postar as rodas vintage's de speed que comprei, como postei esses dias e ontem em especial essa roda, coloquei um protetor de raios, que é um disco quase sempre de nylon que evita que o câmbio bata nos raios e quebre tanto o câmbio como os raios.




Esse protetor eu tirei o núcleo dele que era em ferro, um tipo de lata para usar em um projeto em uma bicicleta que faço exercícios no rolo de treinamento.

Ai usei fios de  cobre para fixar a peça, se tivesse a peça de lata, não precisava, mas tenho outro disco aqui, protetor de raios e câmbio que quando for revisar a outra roda mostro aqui quando for instalar ele




Roda com aro 700X14mm

Vou usar essa roda com pneus mais largos em bicicleta hibrida.